Após o feriado de 7 de Setembro, a Copa Entre Amigos 2022 volta a acontecer neste sábado, dia 17. Lótus e Alpha Tauri batalham pela vice-liderança e irão torcer para a Haas derrotar a Benetton, para que a líder fique mais próxima dos times que vêm atrás. Alfa Romeo e Ferrari lutam para tomarem a oitava posição da Mercedes e só a vitória interessa a esses três times, caso ainda queiram sonhar com a classificação para a próxima fase.
Benetton x Haas – quadra 1 – 9h
Mesários: Diogo (McLaren) e Pacholek (Aston)
O dia começa com um confronto interessante entre a Haas e a Benetton, duas equipes que estão bem colocadas e vêm de vitórias no torneio. Os verdes ocupam a primeira posição no grid, com 24 pontos. Já a Haas está em quinto, com 17. Dos nove jogos que fez, a Benetton só perdeu um e tem oito vitórias. A americana Haas tem cinco vitórias, dois empates e somente uma derrota até aqui.
A Haas deve ter o time completo à disposição do seu técnico. Vindo de cinco vitórias consecutivas, sendo a última delas por 14×1, o time chega com o moral elevado para tentar vencer a líder da competição.
A Benetton terá a volta de Júlio que participou do Rock in Rio e fez um show memorável para os cariocas, mas teve seu contrato negado pelo Flamengo, que preferiu assinar com Everton Cebolinha. Caio Salgado pode ser desfalque, como de costume.
Williams x Alfa Romeo – quadra 2 – 9h
Mesários: Rafael (Red Bull) e Xita (Ferrari)
Williams e Alfa Romeo entram em quadra pelo desespero ou pela honra de não serem um dos piores times de 2022. A Alfa Romeo tem seis pontos e está mais próxima da briga pela oitava vaga. Caso vença, o time pode assumir a oitava vaga, mas terá que torcer por derrota da Mercedes e para que a Ferrari não vença a Red Bull.
A Williams tem somente dois pontos, conquistados em dois empates, e terá uma missão extremamente difícil para conseguir avançar às quartas de final. A assessoria não repassou informações sobre possíveis desfalques, mas o desânimo já tomou conta do elenco, que se prepara para disputar a Fórmula 2 ano que vem.
Mc Laren x Aston Martin – quadra 1 – 10h
Mesários: Giovan (Lótus) e Baiak (Alpha)
Outro embate que promete bastante emoção no sábado é o confronto entre Mc Laren e Aston Martin. A Aston ocupa a quarta posição, com 17 pontos. Os laranjas aparecem em sexto, com 16 pontos. Caso vença, a Mc Laren ultrapassa os adversários na tabela e pode assumir até mesmo a terceira colocação, a depender dos resultados de Haas e Alpha Tauri.
A Aston vem de uma derrota e um empate e quer voltar a vencer. O time teve a volta de Fernando na rodada passada, mas o craque não conseguiu levar o time à vitória. Pacholek deve retornar neste sábado para dar força total à equipe.
Em comunicado, a assessoria dos laranjas ressaltou que o time não terá desfalques.
“Após duas semanas de merecido descanso, a equipe da Mc Laren está pronta para enfrentar a terceira colocada Aston Martin. Segundo a comissão técnica da lendária equipe de Ayrton Senna, as duas semanas sem jogos foram essenciais para lapidar as peças que compõem a máquina mais mortal da história da F1. O time deve ir sem desfalques. O jogo é contra um adversário que briga com a McLaren na ponta da tabela e a equipe deve jogar como sempre: indo para cima, sem segurar o ímpeto ofensivo, proporcionando um real espetáculo a todos os torcedores que estarão presente na Apollo. “Nem o 007 salva a Aston Martin nesta rodada”, disse Taborda Jr. Fillipini, que lidera as assistências e briga pela artilharia da competição, falou com a imprensa de maneira contida, em tom amigável, diferente de seus companheiros Gigio e Coxinha, que costumam dar entrevistas em tom mais ácido e provocativo.
Red Bull x Ferrari – quadra 2 – 10h
Mesários: Tomate (Mercedes) e Fabiano (Alpine)
Red Bull e Ferrari entram em quadra com 3 e 6 pontos, respectivamente.
Os azuis só têm uma vitória até aqui e sofrem com desfalques rodada após rodada. Somente Karam não joga, pois está afastado pelo departamento médico. Se desta vez a Red Bull não colocar as asas de fora, o time sairá da Apollo voando para casa.
A Ferrari vem embalada após o triunfo na rodada passada, que deu ao time esperanças de que ainda há tempo para buscar a classificação. O clima dos atletas é parecido com o dos jogadores do Coxa: no fundo, sabem que a segunda divisão está próxima, mas é proibido demonstrar desânimo frente à torcida.
Lotus x Alpha Tauri – quadra 1 – 11h
Mesários: Júlio (Benetton) e Fabiano (Haas)
No que promete ser o melhor jogo do dia, a segunda colocada Lótus enfrenta a terceira colocada Alpha Tauri. Com 19 e 18 pontos respectivamente, as duas equipes brigam pela vice-liderança e, consequentemente, para enfrentar um adversário teoricamente mais fraco nas quartas-de-final. A Lotus tem o terceiro melhor ataque da competição, contando principalmente com os gols de Tevez. Carlitos não estará presente neste sábado, pois preferiu fugir da melhor defesa do torneio até aqui, com apenas 23 gols sofridos.
Wellington, assessor do time, prometeu uma cana em seu filho, Felipe, que joga pela Alpha Tauri. “Será um dos jogos mais difíceis dessa primeira fase, ainda mais que nosso time terá um desfalque importante, o artilheiro do campeonato Tevez estará em viagem ao exterior (Paraguai). Esse jogo terá um gostinho especial, pela primeira vez vou enfrentar meu filho (Felipe) em jogo oficial, e com certeza vou dar uma caninha nele, só para mostrar quem manda em casa.”
Em comunicado, a Alpha Tauri afirmou que terá um confronto difícil pela frente, mas acredita na vitória. “Temos um excelente teste pela frente, enfrentaremos a Lótus, vice-líder do campeonato. A expectativa é de jogo difícil, porém com vitória como sempre. Será bom pra medir a febre contra mais um time forte no campeonato”. Ricardinho segue fora, por lesão no joelho.
Mercedes x Alpine – quadra 2 – 11h
Mesários: Pelegrino (Williams) e Marcos (Alfa Romeo)
A Mercedes tem levado mais sorte do que tem demonstrado competência na Copa Entre Amigos. O time ocupa a oitava posição há algumas rodadas, porém a chance de perderem esse lugar neste sábado, em caso de derrota para a lanterna Alpine, é grande. Gian se lesionou no meio de semana e é dúvida para a partida.
Os rosas ainda têm chances de classificação, embora um milagre como esse seja digno de citação bíblica. Com somente um ponto conquistado, a Alpine tem as últimas quatro rodadas para tentar o impossível.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022