A décima segunda rodada da Copa Entre Amigos 2022, que acontece neste sábado, tem ares de decisão para muitos. Com duas vagas ainda em disputa (visto que a Minardi ainda não está 100% garantida), os cavalinhos da parte debaixo da tabela tentam abrir a asa nas etapas finais para alcançarem a classificação. Na parte de cima, a briga esquenta. Haas e Aston lutam para manter as primeiras colocações, logo atrás da Benetton, líder isolada. Alpha Tauri, Lotus e McLaren correm por fora para subir algumas posições preciosas no grid.
Alpine x Benetton – 9h – quadra 1
Mesários: Filipe (Alfa Romeo) e Leandro (Red Bull)
Alpine e Benetton entram em quadra amanhã em lados totalmente opostos da tabela. Os rosas, após perderem semana passada, estão matematicamente desclassificados. Mesmo podendo chegar ainda aos 10 pontos, não alcançam mais os adversários da frente, pois há confrontos diretos entre seus concorrentes.
Com isso, a Benetton deve se aproveitar da fragilidade e desmotivação dos adversários para garantir seu lugar na primeira fila para as quartas. Caso some três pontos, o time chegará aos 30, e pode folgar na última rodada com a certeza de que ninguém irá mais alcançá-lo.
Aston Martin x Minardi – 9h – quadra 2
Mesários: Taborda (Alfa Tauri) e Rodrigo (McLaren)
Não dá para chamar o jogo de confronto direto, mas será um evento interessante de se assistir.
A Aston busca manter a vice-liderança, e precisa vencer para isso. A tarefa não será fácil, pois Fernando, que fez um excelente jogo na rodada passada, volta a desfalcar a escuderia. Haas e Alpha Tauri ameaçam os ingleses, que podem descer até para a quarta posição em caso de um revés.
Já a Minardi, que segue sem Feitosa no gol, tenta superar esse desfalque para voltar a vencer. Desde que Feitosa se lesionou, o time não venceu nenhuma. Alisson é presença garantida. O craque retornou na rodada passada, após ter realizado com sucesso um transplante do joelho direito. O doador faleceu em um acidente ainda não explicado no Grande Prêmio do Uzbequistão, o que causou alvoroço no paddock.
Alfa Romeo x Red Bull – 10h – quadra 1
Mesários: Juliano (Ferrari) e Nilton (Mercedes)
Alfa Romeo e Red Bull fazem o jogo mais importante do dia. Quem vencer, fica bastante perto de garantir a oitava e última vaga para as quartas-de-final.
Os azuis já renovaram o estoque de energético e contam com a contratação Rogério para apoio moral, porque em quadra o piloto ajuda pouco. Caco é dúvida. Pelos brancos, Brutos fará sua estreia. O goleiro assumiu o lugar de Chapecó.
Os dois times jogam a vida neste sábado, e qualquer desfalque poderá custar a vaga para a próxima fase, o que nunca esteve tão perto das mãos de ambos.
Alpha Tauri x McLaren – 10h – quadra 2
Mesários: Romário (Haas) e Wellington (Lotus)
A Alpha Tauri encarou a primeira derrota na semana passada. Aparentemente, o revés abalou as estruturas da equipe, que precisou até mesmo de ajuda da organização para sofrerem W.O. neste sábado. Na quarta posição, o time pode cair até para sexto, caso perca. A McLaren terá uma chance de ouro para assumir a quarta colocação. Caso a Lotus empate ou perca para a Haas, o time sobe duas posições no grid a uma rodada do fim da primeira fase.
Da assessoria da McLaren: “O time vem nesta penúltima corrida com alguns objetivos em mente: buscar ficar entre os quatro melhores e não ter lesão de seus atletas. Estando próximo do término da primeira fase, precisamos nos cuidar para não termos surpresas na fase de mata-mata. Porém, entregaremos o bom futebol que a CEA está acostumada a presenciar. Teremos um adversário difícil, dono da melhor defesa, o que será um grande desafio para a equipe.”
Da assessoria da Alpha Tauri. “Temos uma missão difícil pela frente. Desta vez, contra a Mclaren. Mais um duelo da melhor defesa contra um dos melhores ataques. Temos várias dúvidas para esse jogo: Burmann e Cesinha são desfalques por contusão; Ricardinho volta com precaução, depois de ficar fora por lesão séria; Rodrigo continua contundido, mas como é goleiro vai para o jogo na base da morfina. Tivemos que entrar com recurso para ter um time completo em quadra, já que Baiak e Taborda deveriam cumprir suspensão nesse jogo (cumprirão no jogo contra Ferrari). É difícil falar de expectativa com as dificuldades mencionadas acima, mas não podemos subestimar a Alpha Tauri.”
Ferrari x Mercedes – 11h – quadra 1
Mesários: Albano (Alpine) e Eduardo (Benetton)
Mercedes e Ferrari fazem o confronto do desespero do dia. Caso vença, a Mercedes precisa fazer promessas para todos os santos para que aconteça um empate entre Alfa Romeo e Red Bull. Assim, o time subiria novamente para a oitava colocação e dependeria só de si na última rodada. A Ferrari torce pelo mesmo resultado dos adversários, pois caso vença amanhã, também passará a depender só de si para a rodada final.
Da assessoria da Mercedes: “Precisando desesperadamente do resultado, o time fez uma troca de peças no motor. Gian, que machucou o joelho, foi substituído por Vinícius de Moraes (não o cantor, mas sim aquela mala pesada que jogou no Corona ano passado). Para se manter vivo na luta pela classificação, a Mercedes não pode ter outro resultado que não seja a vitória.”
A assessoria da Ferrari afirmou que o time não terá desfalques. Eles também contrataram na última janela de transferência, conhecida como “window of despair” na Inglaterra, e foram atrás do aposentado Gustavo Carzino, que topou voltar para tentar se vingar da Haas, que o demitiu após lesão no início da temporada.
Haas x Lotus – 11h – quadra 2
Mesários: Bruno (Aston) e Tanque (Minardi)
Haas e Lotus fazem outro confronto da parte de cima do grid.
A Haas ocupa a terceira posição, empatada em número de pontos com a Aston Martin. Caso vençam, os americanos podem assumir a vice-liderança, se a Aston empatar ou perder para a Minardi. Em caso de derrota, o time pode ver a Alpha Tauri o ultrapassar e tanto a Lotus quanto a Minardi se aproximarem na tabela. Um desfalque importante para o time na primeira etapa será Jeff, eleito craque da rodada passada, que está suspenso pelo terceiro amarelo.
A Lotus está classificada, mas precisa vencer caso almeje ficar entre os quatro primeiros colocados na tabela. O time caiu de produção nos últimos jogos, e hoje ocupa a quinta posição, podendo ser ultrapassada pela McLaren já neste sábado. Na última rodada, o time foi amassado pela Aston Martin, o que deve servir de motivação neste fim de semana. Informações da assessoria dão conta de que a Lotus irá completa para a partida.
As equipes Alpha Tauri e Lotus promovem um churrasco pós-rodada. Na verdade, eles basicamente contrataram a Apollo para fazer tudo e falaram que o churrasco é deles. De qualquer forma, todos estão convidados, desde que tenham confirmado presença. O valor é de R$30 por pessoa.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022