Copa Entre Amigos

Resultados da oitava rodada dividem tabela em duas partes e aproximam primeiros colocados

No último sábado aconteceu a oitava rodada da Copa Entre Amigos 2022. Com somente cinco jogos até o fim da primeira fase, os times da parte de cima da tabela (do primeiro ao sétimo) têm se distanciado do oitavo para baixo. Ao que tudo indica, somente a oitava vaga ainda está aberta para disputa, com Mercedes e Alfa Romeo vivas, e Ferrari e Red Bull com 5% de chances de classificação. Na metade superior da tabela, a diferença do segundo (Aston) para o sétimo colocado (Haas) é de apenas três pontos. Ou seja, tudo pode mudar.

Alpha Tauri 6 x 5 Red Bull

No confronto das equipes de mesmo dono, a Red Bull não justificou o maior investimento recebido e perdeu mais uma. O jogo foi disputado do começo ao fim, com a vitória da Alpha Tauri acontecendo somente nos últimos 30 segundos.

A Red Bull tinha à disposição todo seu elenco, o que é fato raro. O time se apresentou bem, principalmente na segunda etapa, quando cadenciou o jogo, e vencia até o último minuto. Porém, aos 24 de jogo, Caco foi expulso, e os brancos não perdoaram o erro. Em um espaço de 40 segundos, Rafael marcou duas vezes e decretou a vitória da Alpha. O craque, aliás, foi destaque da partida, com 4 gols. De acordo com a assessoria dos brancos, que seguem com o moral lá em cima, em ritmo de já ganhou, “A Red Bull veio completa e não jogou mal, só deu azar de pegar Alpha Tauri. Foi um jogo de reviravoltas, mas a estratégia do adversário fez a diferença… a nosso favor”. Além de comunicado, a escuderia também enviou dois áudios.

Baiak – Alpha
Rodrigo – Alpha

Mesmo dando folga para Cesinha e Taborda, a Alpha Tauri chegou a mais uma vitória e praticamente consolidou a classificação, agora com 15 pontos. A Red Bull ficou com 3, cinco atrás do oitavo colocado. “Ainda com chances matemáticas de se classificar, vai ficando cada vez mais difícil. Precisamos mostrar um futebol melhor dentro de quadra”, divulgou a assessoria dos azuis.

Nelsinho – Red Bull

Mc Laren 7 x 7 Lotus

Mclaren e Lotus fizeram um grande jogo na Apollo, pegado do início ao fim e decidido nos segundos finais. Mesmo machucado, Inho conseguiu prevalecer sobre a defesa adversária, marcando inclusive de letra sobre o goleiro Nine, que estava inspiradíssimo. Tevez foi muito bem marcado em quase todo o jogo, e nas poucas vezes que teve espaço fez a diferença – Taborda Jr. que o diga, fez duas faltas para amarelo no craque adversário, uma delas resultando em sua expulsão e em pênalti, convertido pela equipe adversária. Gigio passou em branco, em uma atuação mais defensiva do que ofensiva, e nas poucas chances que teve parou em Nine. “Mais uma vez, a McLaren mostrou o espírito do herói Ayrton Senna, jogando para cima até o final, sem pensar em fazer cera e cozinhar a partida. Este ímpeto ofensivo até o último segundo custou dois pontos, que já não devem comprometer a classificação, pois os times da parte de baixo da tabela têm se mantido muito regulares, acumulando derrotas e sofrendo empates. A McLaren, que folga a nona rodada, espera utilizar o descanso para renovar as energias, trabalhar o condicionamento físico e curtir um pouco a família e amigos.”

José Taborda – McLaren

A Lotus não lamentou o empate. Tevez, que marcou quatro gols (segundo a súmula), fez questão de dizer que Gigio não fez nenhum. “Quem é Gigio. Jogou onde?”. Nine afirmou que o jogo foi atípico, incluindo má atuação dele mesmo.

Nine – Lotus

Em termos de classificação, o resultado mudou pouca coisa para os dois. Ambas escuderias foram aos 16 pontos, ocupando a terceira (Lotus) e a quarta (McLaren) colocações.

Alpine 7 x 8 Alfa Romeo

Alfa Romeo e Alpine travaram uma batalha dentro de quadra. Ambas equipes tinham a ciência de que quem perdesse sairia dali praticamente eliminado da Copa Entre Amigos 2022.

A Alpine se reforçou. Kimura saiu e Andrei entrou. Uma troca questionável, de acordo com os adversários. Kimura, sem joelhos há uns anos e com quilos a mais, deu lugar a Andrei, “um boi”, segundo Fernando da Alfa Romeo. “Trocaram um C por um B+”, ouviu-se. O novato se achou bem em quadra, com boas trocas de passes com Fabiano e Albano, mas mesmo com o reforço, a Alpine não teve força suficiente para derrotar a Alfa Romeo.

Os brancos souberam sofrer, como diz o Tite. Atrás no placar na maior parte do tempo, a Alfa Romeo não desistiu até o último suspiro, quando já respirava por aparelhos. Perdendo até os 23:14 da segunda etapa, o time encontrou um sprint final e usou todo o fôlego que ainda restava para virar o jogo, com gols de Fernando e Caverninha no apagar das luzes.

Leandro – Alfa Romeo

Derrotada como sempre, à Alpine só resta sonhar por um milagre. A Alfa Romeo, com seis pontos, se concretizou na disputa pela oitava vaga e irá brigar ponto a ponto com a Mercedes (e talvez a Red Bull) até o fim da primeira fase.

Minardi 7 x 11 Benetton

A Benetton voltou a vencer, e desta vez com boa atuação de Salgado. O time enfrentou uma Minardi desfalcada, sem Alisson e Feitosa.

Júlio e Eduardo marcaram três vezes, e Salgado quatro. Júlio e Edu, aliás, marcam presença na parte de cima da artilharia e assistências, tendo sido até aqui essenciais para a boa campanha dos verdes.

Eduardo – Benetton

Os amarelos sofrem com lesões. E terão agora mais uma baixa: Cherem teve fratura exposta em um dos dedos do pé e foi direto ao hospital. “Apesar das baixas, foi um jogo de igual para igual, jogamos muito bem o primeiro tempo. Infelizmente, após a lesão do Cherem, a equipe não conseguiu suportar o cansaço físico, mas mostrou muita união e garra.”

Neto – Minardi

Com a vitória, a Benetton foi aos 21 pontos, e agora depende só de si para terminar a primeira fase na liderança. A Minardi caiu para a sexta posição, com 15 pontos, mas dificilmente deve ficar de fora das quartas.

Haas 4 x 2 Williams

A Williams surpreendeu no sábado. O time teve uma das suas melhores atuações até aqui, com muita entrega e raça. Mano, Samuel, Andrézinho, André Postalli, Vanclei, Ramon e Lizandro deram tudo de si no jogo. Contudo, o esforço não foi suficiente para vencer a partida. Com algumas falhas de marcação e com gols em desvios na defesa, a Williams viu a Haas marcar quatro vezes e só conseguiu chegar ao gol adversário em duas oportunidades.

Os vermelho-e-chumbo fizeram uma partida segura, porém com futebol abaixo do que vinham apresentando. Romário, com dois gols, e Gabriel, com um, compensaram as más atuações de Jeff, Ernani e Vini.

Marquinhos – Haas

Com a derrota, os brancos seguem na parte de baixo da tabela, com cada vez menos chances de classificação. “As chances matemáticas são mínimas para a classificação, mas vamos tentar incomodar quem der pra incomodar”, desabafou Vanclei. Já a Haas chegou aos 14 pontos, e se aproximou dos primeiros colocados na tabela.

Mercedes 3 x 3 Aston Martin

Mesmo desfalcada de Fernando e Pacholek (que até tentou jogar, mas não conseguiu), a Aston Martin segurou o ímpeto da Mercedes, que precisava da vitória a qualquer custo. O jogo foi de muita marcação e pouca qualidade técnica, especialmente no gol contra de Thyago, goleiro da Aston.

Pelo lado da Mercedes, a assessoria comemorou o empate. “Conseguimos um empate contra um bom time, porém ficou aquele gosto de que poderíamos ter feito mais. Mais uma vez, pecamos nos detalhes e sofremos com erros individuais nos gols tomados, porém tivemos poder de reação e buscou o empate. Conquistamos mais um ponto, o que mostra que todos os atletas são fundamentais. Prova disso são os gols decisivos feitos pelo Tomate nos dois últimos jogos, nos salvando das derrotas. Agora vamos focar na próxima rodada, e seguir em busca da classificação.”

Jeda – Mercedes

O empate manteve a Aston na segunda colocação, com 17 pontos. A Mercedes foi aos oito, e segue firme na oitava posição.

Após os jogos, o churrasco promovido pelas equipes da Haas e Ferrari movimentou a Apollo. Com presença maciça de familiares e crianças, a celebração contou com muita diversão, resenha, e conversa fiada.

Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *