No último sábado (15) aconteceram as quartas-de-final da Copa Entre Amigos 2022, na Apollo. Os oito primeiros classificados da primeira fase se enfrentaram, em busca de quatro vagas nas semifinais. Apesar de bastante emoção, os quatro melhores carros da primeira fase fecharam mais um circuito na frente, sem dar espaço para zebras. Benetton, Haas, Alpha Tauri e Aston Martin venceram seus oponentes e agora disputarão dois lugares na grande final.
Benetton 7 x 5 Alfa Romeo
Nem o melhor roteirista teria escrito uma história tão cômica e trágica para a Alfa Romeo. O time entrou em quadra desacreditado, com os desfalques de Fernando e Brutus, goleiro que tornou-se o principal personagem do drama dos brancos. Além de enfrentar o melhor time da primeira fase, a Alfa Romeo havia sofrido para conseguir a classificação, que só veio na última volta da primeira fase.
Pois bem, as primeiras cenas deste capítulo levaram todos a acreditar que milagres acontecem. Com forte marcação, e jogando ao melhor estilo argentino de catimba e bola para longe quando o jogo aperta, a Alfa Romeo conseguiu abrir 2×0, mesmo com Caverninha no gol. Mal sabiam eles que não contar com seu goleiro titular era uma “blessing in disguise” (bênção disfarçada, do inglês). Com quase 15 minutos de atraso, Brutus chegou. Alterado após uma noite agitada, o guarda-redes não tinha condições de jogo. Em menos de 10 minutos, em três falhas individuais, o arqueiro entregou três gols e, consequentemente, a virada para os verdes.
Após os erros, Brutus voltou ao banco de reservas, de onde não saiu mais. Mesmo com a entrada de Fernando no jogo, o filme não teve mais tantas emoções, e seguiu o roteiro que todos já esperavam antes do apito inicial: com a Benetton dominando as ações, principalmente com o inspirado Júlio – que anotou cinco gols e uma assistência. Guerreiros, os atletas da Alfa Romeo lutaram até o fim, contando com a torcida a seu favor. Contudo, desta vez, a história de superação ficou para um próximo episódio, talvez em uma nova temporada.
Com a vitória por 7 x 5, a Benetton conquistou a vaga para a semifinal, e irá enfrentar a Alpha Tauri, às 9h30 do próximo sábado (22).
Haas 6 x 3 Minardi
Minardi e Haas atraíram um grande público às 9h30, pois já imaginava-se que as duas equipes fariam um jogo digno de final.
Na primeira etapa, o equilíbrio técnico entre os dois times ficou claro. A Haas começou mais organizada e abriu 2×0, com dois gols de Fabiano. O craque, aliás, foi o melhor da partida, com uma atuação de gala. Além de ajudar na frente, ele conseguiu o que poucos na Copa Entre Amigos conseguem: praticamente anular as ações de Alisson. Ainda na primeira etapa, os amarelos reagiram e chegaram a virar o jogo para 3×2, com um pênalti desperdiçado. Vinícius, dos americanos, empatou o jogo antes do apito final da primeira etapa.
No segundo tempo, os amarelos sentiram o cansaço, e viram Neto se machucar em uma dividida. Com marcação forte atrás, a Haas explorava as saídas rápidas de contra-ataques para levar perigo à meta de Feitosa. Aos 12 minutos jogados, os vermelhos conseguiram virar o placar novamente. A partir daí, a Minardi se lançou ao ataque sem sucesso, pois parava na marcação adversária ou em belas defesas de Marquinhos. Assim, o time acabou levando mais dois gols que decretaram a derrota italiana.
Agora, a Haas enfrentará a Aston Martin nas semifinais. A partida acontece no próximo sábado, às 10h30.
Alpha Tauri 10 x 3 McLaren
A Alpha Tauri mostrou mais uma vez que não veio para brincadeiras neste ano de 2022. Em um jogo de poucas emoções para a torcida, os brancos aniquilaram a esperançosa McLaren por 10×3, fazendo uma quartas-de-final parecer uma pelada de fim de semana contra o time da firma.
A McLaren usou a asa muito cedo, e abriu o placar aos 1′ 30” de jogo. O que os laranjas não esperavam era que este seria o único movimento correto dos pilotos na primeira parte da corrida. O circuito de sábado não foi fácil na primeira metade para nenhum dos dois times, e a Alpha também se perdeu em algumas curvas, mas tendo um melhor tempo e fechando o placar em 3×1.
No retorno para a segunda etapa, após pit-stop de ambas as escuderias, ficou claro que o trabalho deu resultado. Com 30 segundos de jogo, a Alpha marcou mais um. A McLaren até abriu a asa novamente com um minuto, diminuindo a distância para os adversários. Animado, o staff comemorou. Entretanto, o time de engenheiros da segunda equipe da Red Bull trabalhou melhor nos ajustes do motor, que fizeram com que o carro decolasse, especialmente com o piloto Rafael no volante. Após o susto, a Alpha Tauri foi impiedosa e marcou quatro vezes em menos de cinco minutos, deixando na poeira qualquer tentativa de reação dos laranjas. “Parecia a Alemanha”, declarou Gigio, piloto titular da McLaren. Com mais dois gols para cada lado, o jogo foi encerrado com o placar de 10 x 3 para a Alpha Tauri.
A vitória deu ao time Taurino a chance de continuar em busca do título de 2022. Na próxima etapa, eles precisarão chegar à frente da Benetton, caso queiram seguir sonhando.
Aston Martin 6 x 5 Lotus
A Lotus cumpriu nas quartas de final a mesma função que exerceu durante toda a temporada: a de dar falsas esperanças para sua torcida no início, mas sair derrotada no final.
Os comandados de Tevez surpreenderam a todos, principalmente à Aston Martin, com excelente volume de jogo e abriram 4×0 com menos de 15 minutos jogados, todos os gols anotados por Carlitos. Atordoados, os Martinenses não sabiam mais para onde olhar e com quem brigar. Todavia, aparentemente só de Tevez vive a Lotus. Após o ímpeto inicial, o time cansou e viu a Aston diminuir o placar para 4×2 antes do apito final da primeira etapa. Erro crasso que deu motivação aos concorrentes.
Após muito dedo na cara durante o intervalo, a Aston Martin acordou. Enfrentando uma Lotus cansada e sem muita motivação, Fernando, Pacholek e cia. tiveram paciência e sem muitas dificuldades encostaram na traseira dos adversários. Aos 17’ jogados, a virada veio. Quando tudo parecia perdido, Welington achou um gol aos 20’, e empatou novamente, levando a torcida à loucura. O jogo parecia caminhar para os pênaltis, o que todos torciam para que acontecesse. Porém, a alegria durou pouco. Aos 22, Fábio sacramentou a vitória da Aston, colocando o último prego no caixão dos ingleses, que já estavam mais mortos do que vivos desde a metade do campeonato.
Vencedora, a Aston enfrenta agora a Haas em busca da vaga na final da Copa Entre Amigos 2022.
Copa Entre Amigos 2022
Jeferson Nunes