A expectativa, enfim, se tornou realidade. Começou a Copa Entre Amigos 2022, no último sábado, nas quadras da Apollo. Foram seis confrontos, e bastante resenha após os jogos, regada de cerveja e porções. Quanto às partidas, as equipes deste ano começaram mostrando que o sorteio funcionou, e o equilíbrio técnico será grande. Prova disso foram dois empates, um deles por 1×1, fato quase inédito na história das Copas.
Ferrari 5 x 10 Lotus
A Ferrari, uma das equipes mais tradicionais da Fórmula 1, começou a temporada de 2022 com um motor mais fraco que o de costume. A scuderia italiana levou ao Grande Prêmio do último sábado um time desfalcado, sem goleiro e um dos jogadores de linha. A dupla de pilotos principais até funcionou, com participação em todos os gols. Xita marcou duas vezes e Tan outras duas, com uma assistência, no gol marcado por Emanoel. O estreante na CEA, aliás, disse que foi acusado de ser individualista pela equipe, mas que irá respeitar o plano de jogo do técnico nas próximas.
A Lotus, que começou bem, levou à pista todo o seu elenco. Giovan anotou quatro tentos, com destaque também para Tevez, com dois gols e três assistências nas dez bolas na rede dos pretos. Gilson disse algo que ninguém havia ouvido antes: “cada jogo é um jogo”.
Com os pneus bem calibrados e o poder de ataque funcionando, a Lotus largou na frente no campeonato, e lidera a corrida com três pontos e cinco gols de saldo.
Alpha Tauri 1 x 1 Aston Martin
Em um dos embates mais disputados dos últimos anos da Copa Entre Amigos, Alpha Tauri e Aston Martin ficaram no 1×1, com o empate saindo no finalzinho da partida.
A torcida saiu do circuito bastante confusa, não sabendo se o empate foi consequência da excelente marcação das defesas, ou da péssima atuação dos ataques. Fernando, da Aston, falou sobre a dificuldade do jogo.
Com o empate, nenhuma das duas sai totalmente satisfeita, mas a Alpha saiu com a boca mais amarga, pelo fato de ter tomado o gol no fim do confronto.
Williams 2 x 3 Mercedes
Mercedes e Williams colocaram em quadra tudo que tinham de força.
Os cinzas de Lewis Hamilton apostaram na experiência de Marcelinho, piloto velho de casa, com cabelo branco e muitas horas no volante, para buscar a vitória. Com dois gols, ele garantiu os primeiros três pontos da equipe. Na retaguarda, Jeda “pegou muito”, segundo ele mesmo reportou à imprensa. Marcelinho, em um mini-podcast, afirmou que não há espaço para vaidade e individualismo na Mercedes.
A Williams teve uma largada confusa, com a equipe ainda tentando se entrosar em quadra. Sem seu A, André Alexandrino, o time deixou a ansiedade tomar conta. Contudo, o desempenho do time agradou e a chefia deve fazer poucas mudanças para os próximos GPs. André foi mais um a enfatizar a ansiedade como fator de impacto no jogo.
Haas 6 x 6 Minardi
Haas e Minardi fizeram um confronto de gigantes no sábado. O time de Alisson esteve na frente em boa parte da partida, mas não se entregou e contou com seu boi cabeça bandido para buscar o empate com o cronômetro já zerado. “Enquanto eles não empatassem, eu não apitaria o fim do jogo”, declarou o juiz.
À exceção de Joãozinho, que dormia em quadra mesmo jurando não ter bebido nada na noite anterior, e Badaz que ninguém mais sabe quando está esperto ou sonolento em quadra, o time amarelo foi bem, principalmente com o guarda-redes Feitosa. Neto fez questão de elogiar os adversários e valorizar o empate.
Os chumbo com vermelho mostraram um time de leve, de boa troca de passes e agilidade, mas com falhas na marcação e nervosismo na estreia. Nem mesmo Marquinhos, que fez milagres, conseguiu segurar a vitória. Gabriel, estreante, anotou um dos gols do time e destacou o nervosismo.
Com o resultado de igualdade, as duas equipes conquistaram um ponto e buscam a primeira vitória na próxima corrida.
Alfa Romeo 5 x 9 Benetton
Uma coisa é indiscutível: o design do carro da Benetton, ou seja, o uniforme do time, é o mais chamativo da competição. Até discutiu-se sobre a beleza estar nos olhos de quem vê, mas a conclusão é que a empresa responsável pelo transporte do vestuário da CEA acabou entregando Abadás do carnaval de Salvador do ano que vem no lugar errado. As cores festivas animaram o time, que fez bela apresentação e deu pouca chance aos adversários. Bruno Ramos ressaltou o domínio do time sob os adversários.
Adversários esses que levaram muito a sério o nome Romeo, e trouxeram todo o drama Shakesperiano às quadras, com brigas, suicídio e assassinato. Após o jogo, voltou o romance, tão marcante nas obras do autor. Alguns atletas foram vistos até trocando carícias fora das quadras. Infelizmente, o clima demorou a esquentar, e o time saiu derrotado da primeira rodada. Chapecó foi um dos destaques negativos do time. De positivo na atuação dele, somente o teste do bafômetro. Baiano, sempre zen e feliz com os Abadás dos adversários, pediu #paz.
No próximo GP, os Romeos prometem estar mais amáveis e com a cabeça no lugar. A Benetton deve seguir em ritmo de festa e já ganhou.
Alpine 2 x 6 McLaren
O jogo dos rosas contras os laranjas foi movimentado. O ponto negativo da partida foi a lesão de Wesley, que deve ficar fora para o resto da temporada. #forçaWesley
A McLaren mostrou que terá um elenco para brigar pelo título da temporada. Inho e Giovanni foram os destaques do time no duelo, anotando cinco dos seis gols do time. O garçom do dia foi Rodrigo, com três assistências. Gigio fez questão de puxar o saco de todo mundo na entrevista pós-disputa.
Os rosas da Alpine tiveram dificuldades na criação de jogadas, e também não tiveram muito sucesso na defesa. O time agora precisará de um novo A, para substituir Weslley. Com isso, o entrosamento pode demorar ainda mais a aparecer. Nilo destacou que o time errou em dois momentos: com a bola e sem a bola.
Festa de abertura tem muita resenha e contação de história, além de lavação de roupa suja
A festa de abertura movimentou o salão de festas da Apollo. Foram muitas conversas jogadas fora, acusações de falta, reclamação de arbitragem e puxação de saco por parte dos atletas. Foram servidas porções e mutia cerveja para regar a garganta dos fãs do Tite que “falaram muito, falaram muito”. Um dos pontos altos da celebração foi a calma dos atletas da Alfa Romeo que, após tomarem banho juntos e tomarem uma, decidiram fazer as pazes para tentarem encontrar o bom futebol.