Copa Entre Amigos

“O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie… Os senhores estão anotando?”

A partida só acaba quando termina. Grande lição de uma frase tão batida no futebol. No melhor estilo não está morto quem peleia, Londrina e Rio Branco, apesar do revés inicial do placar, foram buscar a classificação.

Numa manhã digna de champions, todas as partidas realizadas no Ginásio Apollo foram de elevado nível, muita disputa e viradas incríveis.

Logo na primeira partida, União Bandeirante e Cascavel protagonizaram um jogaço, sem descanso e munidos de lances bem trabalhados e muito suor. Logo aos 50 segundos de partida, Maurício acerta um belo chute em batida de falta e abre o placar para os Caçulas. E o jogo perseguiu muito sólido, como poucas chances para ambas as equipes, que estabeleceram a estratégia de marcação forte. Os cobras do Cascavel tiveram duas chances de gol, quando Achilles anota o segundo do União aos 14 minutos. Mas o Cascavel não desistiu e foi para cima e teve boas oportunidades, que não resultaram em gol. William chamou a responsabilidade, mas não encontrou pontaria nos seus chutes. Final do primeiro tempo, União Bandeirante 2 x 0 Cascavel. Com a ausência do pivô Baiano, Cascavel voltou determinado a mudar o cenário, anotando o primeiro gol aos 11 minutos, com boa jogada de Willian e conclusão de Torres. Mas os Caçulas estavam melhor organizados e com Achilles muito inspirado, seguraram o jogo e logo colocaram água no chopp das esperanças dos amarelos. Sacoman resolveu mostrar suas garras e anotou três gols seguidos e sacramentou uma esmagadora vitória, demonstrando que a crise se um dia existiu, já acabou. Placar final União Bandeirante 5X1 Cascavel.

Cascavel se despede da competição líder de memes. Realmente unir Torres, Coxinha e Gigio num mesmo time a resenha era certa. Parabéns aos Polacos que protagonizaram boas histórias para essa Edição.

No jogo das 9:30h, o que parecia ser uma classificação tranquila no time dos Milionários, acabou em pesadelo. Mas num jogo em que o nome da partida era Taborda, algo errado não estava certo. Rio Branco muito pouco inspirado, começou a partida apático. Os Leões estavam mais para gatinhos. No primeiro tempo, Taborda abre o placar aos 8 minutos e Ogro amplia aos 9. Um dois a zero que silenciou até Lucas Sene, que não conseguia imprimir sua velocidade. Rio Branco esboçou reação somente aos 23 com jogada individual de Magrão, que carregou a bola desde a defesa e driblou até o goleiro. Final de primeiro tempo: Rio Branco 1 x Malutrom 2. O segundo tempo parecia uma repetição da primeira etapa, jogo morno, com pouca inspiração, e com alguns lances cafuringa de Alex Sandro, até que, o que parecia a pá de cal da partida, Taborda anota o terceiro dos rosinhas. Neste momento, Rio Branco 1 x Malutrom 3. Então parece que os Leões acordaram e se sacrificaram nas investidas. Flávio fez excelentes defesas, segurando bem a meta dos Milionários, até que aos 21:40 o homem apareceu, Lucas Sene coloca fogo na partida anotando o segundo do Rio Branco. Daí pra frente foi só emoção, e numa jogada de fundo, no que parecia uma confusão, Magrão serve Lucas Sene, que de calcanhar converte um belo gol e empata a partida aos 24:30 de partida, para o delírio de Leocas. A emoção tomou conta, ingrediente mais que apimentado para as cobranças de penaltis. E o primeiro a cobrar é o artilheiro da competição, mas que para na incrível defesa de Flávio e renova as esperanças do Malutrom. Mas em dia de redenção, a estrela do nosso Gominho brilhou. Jeda foi o cara. Não só fez defesa no cantinho em boa cobrança de Ogro, como ainda fez a defesa na cobrança de Lecão. Resultado Rio Branco 2 (Henry e Magrão) x 1 Malutrom (Flávio).

Malutrom se despede da competição como a equipe da superação. Lutou a boa luta e deixa a mensagem do bom futebol sem grandes estrelas.

Já na partida de Davi e Golias, a profecia bíblica ficou na parábola mesmo. ACP não sofreu para vencer a combalida Portuguesa, que resistiu com bravura e fez grande apresentação com Gabriel em destaque. O primeiro tempo, apesar dos 4X0, foi um jogo bem disputado. Calebe estava leve, jogou o suficiente e comandou a vitória anotando 3 dos 5 gols do ACP. Destaque para o gol de craque de Marquinhos e a sólida atuação de Chapecó. Final de partida ACP 5×2 Portuguesa, valendo citar que a Lusa ganhou do ACP no segundo tempo por dois tentos a um. Será que ACP é tão imbatível assim? Pior que é sim. Até o momento não há motivos para desacreditar que ACP já está com as duas mãos na taça.

E na partida das estratégias, faltou combinar com os russos. Londrina em estratégia arriscada, não buscou substituir o goleiro Marcus Pius. Nessa aventura técnica, Inho assumiu o gol, e mesmo sem um goleiro de ofício e sem o B+ em quadra, Londrina foi pra cima no sistema goleiro linha. Sabendo disso, o Coach Rafa entrou em ação, e mesmo tendo treinado na quinta-feira e insistido nas instruções com sua prancheta. O que parecia ser a “strategiya” deu certo até aos 2 minutos do segundo tempo, quando o Cianorte dominava a partida com um sonoro 5×1. Você não leu errado, CINCO A UM. Mas o que parecia perfeito, foi a maior pipocada do ano. Londrina insistiu, insistiu. Cianorte resistiu, resistiu, até que, cansou. E londrina veio anotando aos 8 com Edu, depois aos 10 como Adrézinho e aos 16 com Mala. Neste momento, o placar estava Cianorte 5 x 4 Londrina. E eis que o físico pegou, e começou logo com Dan, que travou a panturrilha com câimbra e teve que ser substituído. E o que já parecia ruim, ficou pior. Logo em seguida Wanderson em lance improvável empata a partida aos 21:36 do segundo tempo. Restava aos Leões do Vale surpotar os últimos 3 minutos para fazer valer a força do goleiro Ramon, mas numa jogada persistente de Edu Martim, William Mala vira a partida no último minuto e imprime a maior virada da história de uma quarta de final da CEA.

Cianorte se despede da Bichos do Paraná como a primeira virtual finalista a ser desclassificada. Futebol bem organizado que beneficiava a equipe toda. Sai com bons números e com o melhor último meme da competiçao.

Neste próximo sábado nao haverá rodada, mas a semifinal está logo ali.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *