A Haas é a grande campeã da temporada de 2022 da Copa Entre Amigos. O time venceu a Alpha Tauri no último sábado, em um jogo emocionante do começo ao fim, e levantou a taça de melhor equipe do ano.
O jogo começou nervoso, com erros de passe para os dois lados, mas com a Alpha Tauri mostrando melhor posicionamento em quadra, e controlando a posse de bola. Aos poucos, o time foi se soltando e começou a arriscar chutes de meia distância, já que infiltrar na defesa da Haas estava difícil. Quando os chutes foram ao alvo, Marquinhos (em mais uma manhã inspirada) fez belas defesas. A Haas só não contava com a jogada ensaiada em bola parada dos brancos, que abriram o placar com Baiak, aos 8’37”. A partir daí a Alpha Tauri recuou um pouco, e a Haas saiu mais para o jogo. Rafael, dos Taurinos, sentiu uma lesão na virilha e diminuiu o ritmo de ataque e defesa. Aos 11’50” Jeff empatou a partida, após boa troca de passes com Romário. Com mais volume de jogo a partir de então, a Haas foi recompensada. Após cobrança de lateral e furada clássica de Fabiano, a bola sobrou mais uma vez para Jeff, que dominou e arriscou de bico, vendo a bola morrer nas redes de Rodrigo, virando assim o placar ainda na primeira metade da partida.
O segundo tempo foi de um jogo extremamente disputado, com a Alpha Tauri indo para cima, sabendo que o resultado negativo não poderia permanecer daquela forma. O time tentou de tudo, mas parou em Marquinhos e nas traves. A Haas, recuada, apostava em contra-ataques, e também perdeu boas chances ainda com o jogo em 2×1. Aos 20’30”, mais uma vez, Jeff apareceu para furar o último pneu restante dos adversários. Após boa jogada de Vini, o camisa 19 estava sozinho, praticamente embaixo da trave para empurrar a bola para a rede. O golpe foi sentido fortemente pelos Taurinos, que foram para o tudo ou nada, visivelmente abalados. Com apenas quatro minutos para tentarem dois gols, até o goleiro Rodrigo se lançou ao ataque. Os esforços foram em vão, pois a bola insistia em não entrar, e o cansaço de todos já era visível. Com 30 segundos para o apito final, em contra-ataque, Fabiano marcou o quarto e derradeiro gols dos vermelhos, que naquele momento sagraram-se campeões de 2022.
Jeff estava em um dia inspirado. Importante para a equipe durante todo o torneio, sem perder nenhum jogo e com números finais de 22 gols e 14 assistências, o B+ aproveitou a forte marcação dedicada principalmente a Vinícius para encontrar espaços e furar a defesa Taurina. Com um hat-trick, o Teacher foi o craque do jogo e decidiu a partida que valia o título. Após o jogo, Jeff foi contactado pelo PSG, mas recusou a proposta de contrato para 2023, já que decidiu tornar-se nômade digital juntamente com sua esposa.
A Haas sai de 2022 não apenas com o título, mas com a melhor campanha entre todas as equipes, com 12 vitórias, o terceiro melhor ataque, com 101 gols marcados; e a melhor defesa, com 51 gols sofridos. Marquinhos foi o goleiro menos vazado e um dos principais responsáveis pelo título. Vinícius foi disparado o melhor piloto do campeonato, com os prêmios individuais de Bola de Ouro (craque), Rei das Assistências e Revelação. Romário, Ernani e Paulo entraram ao longo da competição, e provaram que o valor pago pelos seus passes foi justo. Gabriel teve participação em todas as partidas, com gols e boas jogadas, muitas vezes mudando o estilo de jogo da própria equipe e dos adversários. Jeff e Fabiano montaram, pelo segundo ano seguido, uma excelente dupla defensiva, mas que sempre chega forte ao ataque e, neste ano, conseguiram ser destaques e levantar o caneco.
A Alpha Tauri cai em pé. Com um time rápido, coeso e unido, os brancos tiveram somente duas derrotas durante o ano todo. A última delas, infelizmente, custou o título. Contudo, os Taurinos tiveram muito do que se orgulhar. Além de terem feito um campeonato memorável, entregaram tudo o que tinham até os segundos finais da partida derradeira.
Benetton vence Aston Martin e leva terceiro lugar
A Benetton fez mais um bom jogo, mesmo sem Achilles no primeiro tempo. Os verdinhos, que lideraram a tabela durante todo o campeonato, tendo sido o melhor time da primeira fase, conseguiram superar a excelente Aston Martin para subirem ao pódio e levar troféu e medalha de terceiro colocado para casa. O jogo teve também o retorno às quadras de Fernando Erat, com direito a aplausos de todos, que venceu um câncer e está de volta à ativa.
Organização promove maior festa de encerramento da história
Mais de 250 pessoas entre atletas, familiares e convidados se juntaram após os jogos para celebrar o encerramento da Copa Entre Amigos 2022. Com fartura de comida, bebida e diversão, todos puderam aproveitar uma das tardes mais felizes e aguardadas do ano por aqueles que fazem parte da melhor Copa de futsal do Brasil. No fim da festa, a única tristeza foi lembrar que agora a CEA só volta no ano que vem.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022