Sábado é dia de Copa Entre Amigos. Após pausa para o dia dos desnaturados, a Copa mais querida do Brasil volta amanhã (20) para as quadras da Apollo. Um dos jogos para se passar longe de assistir é o da Ferrari contra a Alpine, times que só têm derrotas até aqui e jogam pelo orgulho de sair de quadra como o menos pior. Uma mudança importante é em relação aos horários. A partir desta rodada, os jogos começam às 9h, 10h e 11h; 30 minutos antes do que acontecia até aqui.
Red Bull x Aston Martin – 9h – quadra 1
Mesários: Guilherme (Benetton) e Zé Taborda (Mc Laren)
A Aston Martin ocupa a quarta colocação na tabela, sem ainda ter sido derrotada no certame. Com uma defesa fortíssima, os verdes têm em seu goleiro Thyago e central Marquinhos a confiança da qual precisam para ver poucas bolas entrarem nos dois. Porém, a Red Bull já mostrou que tem futebol para vencer os grandes, mesmo que essa amostra tenha sido dada somente uma vez neste campeonato. O time sofre com expulsões, talvez pelo excesso de energético antes das partidas. Vinícius, A da equipe, é desfalque neste sábado, pois cumpre suspensão o jogo todo, pelo acúmulo de três cartões amarelos e um vermelho. A Red Bull tem somente três pontos e precisa vencer, caso almeje lutar pela metade de cima da tabela.
Em nota à imprensa, a assessoria dos azuis comunicou: “A Red Bull, que após desembalar no campeonato, vai encarar um time meia boca pela frente e que por acaso está na quarta colocação da copa, por isso optou por escalar o time reserva e atletas baleados para esse confronto. Diretoria do time ainda está decidindo se vão precisar de um reserva.”
Ferrari x Alpine – 9h – quadra 2
Mesários: Lucas (Alfa) e Gabriel (Haas)
Os vermelhos e os rosas estão próximos de uma eliminação precoce. Mesmo com praticamente metade da primeira fase ainda por ser jogada, as duas equipes não conquistaram nenhum ponto até aqui, e podem ter suas esperanças esmagadas amanhã. Contudo, quem vencer volta ao páreo, pois a oitava colocada (última classificada para as quartas) é a Mercedes, que tem apenas seis pontos. A depender da combinação de resultados do sábado, Alpine ou Ferrari escapam da eutanásia e podem voltar a sonhar. Em caso de empate, as duas se abraçam e vão mais cedo para o pit-stop.
A assessoria dos vermelhos divulgou nota: “A Ferrari pretende entrar de vez no circuito. A equipe aproveitou o calendário para se recompor e pretende pisar fundo contra os rosas para acelerar no campeonato. A equipe vai completa e com força total para garantir os primeiros pontos na competição”.
A Alpine envou áudio do goleiro Márcio, que fará apenas seu segundo jogo pela Copa Entre Amigos.
Benetton x Mc Laren – 10h – quadra 1
Mesários: Gian (Mercedes) e Alisson (Minardi)
Benetton e Mc Laren prometem fazer um jogo interessante e que envolve famílias. Dois pais da Mc Laren enfrentam os dois filhos da Benetton, e em caso de derrota dos laranjas, vai rolar surra de cinta e castigo em casa. Zé Taborda é pai de Julio; e Fernando é pai de Guilherme Beiço. Os verdinhos ocupam a primeira posição na tabela praticamente desde o início do campeonato, e são a única equipe com 100% de aproveitamento, tendo derrotado a Lotus na rodada passada. Salgado deve retornar, enfim, caso não surja nenhuma festa ou qualquer outro compromisso até sábado de manhã. O atleta, inclusive, já fala em título da equipe.
Pelo lado da Mc Laren, a equipe vai jogar pela primeira vez com o elenco completo. De acordo com a assessoria, “Após semana de treinos e recuperação, a McLaren vem forte para o jogo contra o único 100% do campeonato, em busca de retomar seu lugar no topo da tabela. Taborda, o “presida”, segue duro como aço na defesa do time. Fillipini, candidato fortíssimo à revelação do campeonato, promete dar tudo de si e distribuir mais gols e assistências. Gigio, após ausência na última partida, vai para o jogo com sede de gols. Fernando promete pegar até pensamento. André e Coxinha seguem em busca do primeiro tento no campeonato. Inho, que jogou no sacrifício, está em condições de jogo e deve mostrar tudo o que se espera de um A na CEA. Nos bastidores, Gigio declarou ter ouvido atletas da Benetton contarem vantagem antes do jogo e darem o jogo como ganho. “Faz duas semanas que escuto o Julio falando por aí que os 3 pontos tão garantidos, que a Benetton joga o futebol mais bonito da CEA e que vão fazer mais de 10 gols na gente. A nossa resposta vai ser em quadra”. Negueba, mais agudo, disse à imprensa que “nunca perdeu para nenhum dos atletas da Benetton, e não vai ser agora””.
Alfa Romeo x Haas – 10h – quadra 2
Mesários: André (Williams) e Ricardo (Alpha Tauri)
A Alfa Romeo tem a terceira defesa mais vazada da Copa Entre Amigos 2022. Quem vê os números não imagina que Chapecó é o guarda-redes do time. Em uma fase ruim, uma das lendas da CEA pode ser o diferencial para buscar uma redenção no torneio. Contudo, a linha também precisa melhorar. Além de conflitos internos (tão se achando o PSG), os brancos têm o terceiro pior ataque até aqui, com 26 gols. De acordo com a assesoria, o time está pronto para mais uma batalha contra a má fase. Leandro, contundido, deve ser desfalque. Fernando, esperança de gols do time, deu entrevista, em tom de desânimo/desespero.
A Haas tem enfrentando problemas mecânicos desde o começo da temporada. Com reposição de peças no motor, o time trabalha para encontrar entrosamento. Neste sábado, Fabiano deve voltar às quadras, mas para jogar alguns minutos. Jeff é outro que deve jogar menos tempo, já que está em tratamento de uma lesão com o Departamento Médico. Com dois empates, duas vitórias e uma derrota, a equipe ainda não deixou claro em que parte da tabela vai brigar daqui para frente. Fabiano, que luta contra lesões, deve retornar às quadras amanhã. Ele mostrou respeito aos adversários.
Mercedes x Minardi – 11h – quadra 1
Mesários: Hetchko (Red Bull) e Fábio (Aston Martin)
O confronto M&M do dia coloca Mercedes e Minardi frente a frente. Os amarelos ainda não perderam nenhuma partida, e lamentam ainda os dois pontos que deixaram de conquistar na rodada passada devido a um erro de interpretação da regra por parte da arbitragem. Cherem é desfalque certo, pois assim como Vini (Red Bull) usou de muita violência nas partidas anteriores, e cumpre suspensão nos dois tempos. Joãozinho, em comunicado à imprensa, falou sobre desfalques para amanhã.
Pela Mercedes, a assessoria afirmou que há confiança na recuperação. O time vive um momento difícil no campeonato. Gian, no Departamento Médico, provavelmente será desfalque (o que pode ser bom para a equipe, segundo atletas do elenco). Jeda, porta-voz dos alemães, ressaltou a dificuldade pela qual o time passa.
Williams x Alpha Tauri – 11h – quadra 2
Mesários: Maurício (Ferrari) e Nilo (Alpine)
No confronto dos brancos, para encerrar a rodada, a Alpha Tauri entra na pista como favorita a sair com os três pontos. Isso porque o time está invicto no campeonato, e vê pela frente uma Williams com pneus furados. A assessoria da Tauri divulgou que o elenco todo está à disposição do técnico. Rodrigo, goleiro, falou sobre obrigação em vencer, visto que os adversários são fracos.
A Williams não perde o desânimo, mesmo com os maus resultados. O time tem somente um ponto conquistado até aqui. Lisandro deve ser desfalque, pois irá comemorar o título antecipado do Grêmio na série B. Ramon, goleiro campeão do ano passado e que defende as cores da Williams neste ano, destacou que o favoritismo é dos adversários, mas que dentro de quadra, números não jogam.
Após as partidas, os jogadores se encaminham para a tradicional resenha regada à cerveja no pós-jogo. A Apollo servirá sanduíche de pernil, ao valor de R$12. Também haverá promoção de cervejas, para a nossa alegria.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022