Neste sábado (8/10), acontece a décima terceira e última rodada da primeira fase da Copa Entre Amigos 2022. Sete times já estão classificados, e a última vaga ficará para a Ferrari, Alfa Romeo ou Red Bull. A última é a que tem menos chances, pois precisa vencer a McLaren e torcer pelas derrotas das duas concorrentes. A Ferrari precisa só dela – caso vença, a vaga está garantida.
Williams x Minardi – 9h – quadra 1
Mesários: Ogro (Mercedes) e Diego (Lotus)
Neste jogo, pouca coisa está em disputa. A Williams cumprirá tabela e promete não promover o segundo W.O. da competição, algo que o time já fez. Para a Minardi, uma vitória significa apenas recuperar o brio da equipe que, mesmo classificada, não vence desde a sexta rodada. Somando ou não os três pontos, o time ficará na sétima posição, e tem grandes chances de enfrentar a Haas nas quartas-de-final.
Da assessoria da Williams: “ A Williams não tomará o 2 W.O. no campeonato, mas teremos duas baixas: Andrezinho e Lizandro (talvez). Apesar de ser um jogo tão inútil quanto lápis de cor branco, é aquela oportunidade de jogar um futebol no sábado, tomar umas geladas e a quadra tá paga mesmo.”
A Minardi não confirmou a escalação, mas Feitosa deve voltar ao time, que joga sem goleiro desde a sétima rodada.
Alpine x Haas – 9h – quadra 2
Mesários: Tan (Ferrari) e Rafael (Alpha Tauri)
Haas e Alpine fazem um jogo com tom de amistoso para os rosas. Para a Haas, a segunda colocação está em jogo, pois caso perca, o time pode ser ultrapassado por Alfa Tauri e Aston Martin e cair até para a quarta posição na tabela.
A Alpine promete levar à quadra um time completo, mas sem reservas. A Haas irá sem o goleiro Marquinhos, e sem Ernani, que já tem contrato assinado com outra equipe de Curitiba e dividirá suas atenções até o fim da CEA deste ano.
Mercedes x Lotus – 10h – quadra 1
Mesários: Sérgio (Red Bull) e André (McLaren)
Outro jogo em que pouco será disputado é entre Lotus e Mercedes. Os cinzas já estão eliminados, e cumprem tabela. A Lotus, classificada, precisa vencer para manter a quinta colocação. A equipe vê no retrovisor a McLaren, que aproveita o vácuo para seguir colada no time da frente. Com péssimas apresentações nas últimas rodadas, a Lotus precisa acordar caso queira chegar com moral nas quartas.
Da assessoria da Mercedes: “Expectativa é terminar o campeonato com vergonha na cara, e não abandonar o jogo na metade”.
Ferrari x Alpha Tauri – 10h – quadra 2
Mesários: Leandro (Alfa Romeo) e Marcos (Aston Martin)
A Ferrari joga a vida por uma vitória. Dependendo somente de si, os vermelhos precisam vencer a qualquer custo. Mesmo com o risco de serem eliminados, Xita (A) não irá jogar. Ele fez um curso de coaching na Escola Salgado de Futebol e resolveu faltar no momento decisivo. O atleta afirmou que confia na força do elenco para conquistar os três pontos e por isso irá visitar parentes no fim de semana.
A Alpha Tauri chega para o jogo como quem saiu de uma guerra. O time tem uma das melhores campanhas do torneio, mas sofre com lesões nas últimas rodadas. Baiak e Taborda cumprem suspensão na primeira etapa. Cesinha deve ser desfalque e Ricardinho se recupera de lesão. Ele deve ir para o jogo no sacrifício, mais uma vez.
Caso vença, a Alpha Tauri pode pular para a segunda colocação, se a Haas perder seu jogo.
Red Bull x McLaren – 11h – quadra 1
Mesários: Samuel (Williams) e Osmar Piu (Minardi)
Com pouquíssimas chances, a Red Bull entra em quadra ainda com esperanças de classificação. Contudo, no apito inicial, o time já saberá do resultado da Ferrari, que pode dar ânimo ou transformar o jogo em amistoso para eles.
A McLaren ainda busca subir uma posição no grid. O time precisa vencer e torcer contra a Lotus para subir para a quinta colocação. Se permanecerem em sexto, os laranjas devem enfrentar a Aston Martin ou Alpha Tauri na semana que vem. Inho deve ser preservado pela comissão técnica e não entra em quadra amanhã.
Alfa Romeo x Aston Martin – 11h – quadra 2
Mesários: Kimura (Alpine) e Vinícius (Haas)
A Alfa Romeo, assim como a Ferrari, tem 12 pontos. Os brancos precisam entrar em quadra com os vermelhos tendo sido derrotados ou empatado. Caso contrário, o time vai precisar de uma goleada histórica contra a Aston, pois a diferença no saldo para a Ferrari é de 16 até aqui (sem os gols de amanhã).
Para a Aston Martin, a esperança é de subir mais uma posição na tabela. Contudo, o time parece estar satisfeito com a posição atual, e vai poupar Pacholek e Willian. Fernando deve retornar às quadras.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022