Por força de determinação desportiva, o redator que iniciou essa rodada foi afastado e não fechará o texto como habitual. Desta maneira a abordagem a seguir será um pouco diferente, mais técnico e menos especulativo, assumido interinamente pela Organização, somente para este momento. As próximas rodadas seguirão com o rodízio de redatores e suas assinaturas permanecerão em sigilo, salvo anúncio espontâneo.
Seguimos.
Com o fechamento da Sétima Rodada, a CEA finda sua primeira metade da fase classificatória, com os seguintes números:
– 41 partidas
– 380 gols
– 226 assistências
– 79 cartões amarelos
– 6 cartões vermelhos
– 4 churras
Com exceção de Brasil e Nigéria que adiaram seu confronto para a 11.ª Rodada, todas equipes fecharam a rodada com 6 jogos realizados.
Áustria mantém-se invicta, com apenas um empate, com impressionantes 89% de aproveitamento, sendo a equipe que mais converteu gols (42) e só não tem a defesa menos vazada que Uruguai e Croácia.
Áustria realmente impressionou até aqui: surrou o segundo colocado, e mostrou muita adaptação ao arrancar um empate contra a equipe da Holanda, demonstrando que desde a adoção do sistema de classificação de atleta e fórmula de sorteio por algoritmo, nunca se teve uma equipe de tamanha distância técnica em relação as demais.
Se Áustria será campeã não seremos atrevidos em cravar, mas até aqui não encontrou, em situações normais e com elenco completo, adversários.
No segundo escalão equipes demonstram força e muita estratégia para desbancar, no momento certo, a favorita Áustria.
Uruguai, Itália e Holanda representam futebol forte, sólido e estratégico e neste momento são as únicas que demonstram força, em confronto direto, medir forças com qualquer equipe.
Já no pelotão intermediário as seleções da Inglaterra, Croácia, Alemanha, Nigéria e Dinamarca ainda precisam mostrar a que vieram, apesar do forte elenco. França e Argentina ainda não mostraram estabilidade. Destas ao menos uma ficará de fora do mata-mata e suas posições na classificatória definirá se alcançarão as finais.
Na parte de baixo, Estados Unidos, Brasil e Espanha precisam sair das férias e entrar na competição.
Restam ainda 8 rodadas e muitos confrontos diretos do meio tabela, excelente oportunidade para reforçar suas posições e galgar melhor pontuação.
E ainda teremos nestes período duas festas das famílias (a depender da reforma do Ginásio Apollo), Festa de aniversário do Presidente, muitas apostas lúdicas e lançamento da revista da CEA. Essa segunda metade promete.
Resumo das Partidas:
ESPANHA 3 X 2 CROÁCIA
O que parecia improvável, aconteceu. A primeira vitória espanhola veio justamente com o desfalque do badalado Garret. Com Rodrigo Franco (1 gol e 1 assistência) inspirado e Andrézinho certeiro (dois gols e uma assistência), a Espanha abotoou os croatas, que tiveram muitas chances claras de gol, mas que não se concretizaram em razão das duas pernas esquerdas do Baiak.
URUGUAI 10 X 0 INGLATERRA
Não, você não leu errado. No melhor estilo 5 vira, 10 ganha, Uruguai não tomou conhecimento da seleção Inglesa, que iniciou a partida desfalcado de Albano e Samuel suspenso. Com impecável atuação de Maurício Henrique, os ingleses não ofereceram risco em momento algum a meta do goleiro Feltz, que também foi perfeito em todas as disputas. Ponto negativo para a estreia de Felipe Badaz, que precisa melhorar no quesito pé-frio.
ARGENTINA 3 X 7 ITÁLIA
Numa partida de pouquíssimas faltas e sob a liderança de Pio (2 gols) e o sempre eficiente Allison (3 gols), a equipe Italiana imprimiu ritmo forte com o placar de 3×1 na primeira etapa e 4×2 na segunda. A estreia de William Mala não rendeu força suficiente para uma reação Argentina, que teve Magrão como destaque e não sofreu maior revés graças a grande atuação do goleiro Ramon.
Dinamarca 3 x 6 Alemanha
Com grande atuação da dupla Caverna (4 gols e duas assistências) e Gislei (2 gols), e com Filippini contendo as ações do craque Tevez, a Alemanha confirmou a boa fase imprimindo sua segunda vitória seguida. Os Dinamarqueses que tinham Rodrigo suspenso o primeiro tempo e que na segunda etapa acabou saindo carregado em razão de lesão do dedo mínimo da mão esquerda, assistiu a derrota da sua equipe que tinha Marquinhos pouco inspirado. Os gols dinamarqueses foram anotados por Padilha, Mano e Tevez, que neste ritmo não alcançara os prometidos 30 gols na edição.
HOLANDA 6 X 6 ÁUSTRIA
Na mais emocionante partida da Rodada, a Equipe holandesa deixou escapar o que seria a primeira derrota da equipe austríaca. Com um primeiro tempo muito equilibrado, os Holandeses foram resilientes. Após tomar dois gols já nos primeiros 4 minutos (Calebe e Fernando), logo empatou com Wanderson (o melhor da partida) e Pacholek. A Áustria respondeu com Eric e Calebe. Mas a dupla Wanderson e Pacholek novamente buscou o placar, que fechou num lindo 4×4. E logo no início da segunda etapa do badalado Calebe foi expulso por dupla advertência, combustível para a partida que caminhou para um jogo nervoso, de muita marcação, até que aos 15 minutos Wanderson e Salgado viram a partida, com dois gols dignos de um clássico. Quando a partida caminhava para o final, eis que Achilles, o goleiro artilheiro, surge para dois gols relâmpagos e decretar o empate, garantindo assim a invencibilidade da equipe austríaca.
DICAS TÉCNICAS
Apontamentos técnicos importantes para essa segunda metade de Fase Classificatória:
Cartões Amarelos: neste momento 13 atletas estão com 2 cartões amarelos, ou seja, pendurados. Destes muitos são da mesma equipe. Ou seja, tenham controle sobre suas suspensões, organizem-se. Pensem. Não joguem na Organização a responsabilidade de evitar o seu W.O..
Efeito suspensivo: Sim, na primeira fase é possível, uma única vez, requerer efeito suspensivo por suspensão automática. Basta fazer requerimento formal até as 8h da terça-feira da rodada e aceitar o pagamento de 24 litros de leite do tipo UHT. NÃO SERÃO RECEBIDOS PEDIDOS FORA DO PRAZO.
Pagamento do Leite: NÃO leve leite para o Apollo antes do prazo de recolhimento, que deve ocorrer na 12.ª Rodada em diante. Aguarde comunicado da Comissão Social.
Arbitragem: Sabemos as limitações e consequências de partidas com árbitro único. Erros poderão ocorrer, como em qualquer competição. Gritar, xingar, reclamar, abordar árbitro para “conversar” após partida não serão mais tolerados. A Procuradoria Desportiva irá, valendo-se do Regulamento, representar atletas com este comportamento. Quer se lamentar procure um psicólogo. Registre isso.
Uniformes extras: deveremos ter a entrega dos uniformes extras neste próximo sábado, na sala de vidro, com a pessoa do Rodrigo ou do Leocas.
Boa semana a todos.
Redator: Leocas.