Redator: Gigio.
Os jogos da terceira rodada da CEA 20ª Edição não decepcionaram. Marcadas por muita disputa dentro de quadra, as partidas refletiram o equilíbrio dos elencos.
O sábado também foi marcado por um tradicional churrasco ceasense, comandado pelas equipes da Nigéria e da Holanda.
ARGENTINA 1 X 8 URUGUAI
O clássico sul americano foi marcado por uma surra da seleção uruguaia pra cima da Argentina. Ao melhor estilo Luisito Suarez, Erat comandou a goleada com 6 tentos. A primeira etapa foi equilibrada, os argentinos chegaram a perder duas chances claras de gol com Regi, antes de Erat marcar seu primeiro gol em falha incomum do portero argentino Ramon, aos 7 minutos. O jogo seguiu equilibrado até o finalzinho do primeiro tempo, quando o mesmo Erat ampliou o placar com um belo chute na gaveta. A segunda etapa começou com a Argentina tentando colocar a cabeça no lugar e reverter o resultado, entretanto os uruguaios estavam mais ligados e conseguiram o 4 a 0 com mais dois gols do artilheiro da partida, Erat. Abatida, a Argentina não conseguiu mostrar reação alguma, mesmo após o gol de pênalti de Regi aos 10 minutos. Gabriel, Erat duas vezes e Digol, completaram a goleada.
Os uruguaios conquistaram a primeira vitória na competição e estão na sexta colocação, agora com 4 pontos em 2 jogos. A Argentina sofreu o segundo revés seguido, e ocupa a décima primeira posição na tabela, com 3 pontos conquistados na estreia.
ITÁLIA 4 X 2 ESPANHA
Itália e Espanha fizeram jus ao que se espera de um verdadeiro clássico. Logo no início da partida, penalidade máxima para a Espanha. Andrezinho, talvez em homenagem ao ídolo adversário Roberto Baggio, isolou a cobrança. O que foi um balde de água fria para os espanhóis, tornou-se motivação para os italianos, que aos 6 minutos abriram o placar com Gian, quase sem ângulo. A Itália seguiu dominando as ações da primeira etapa e ampliou o placar com Pio, em contra ataque rápido. Perdendo por dois gols, a Espanha começou a segunda com sangue nos olhos, e diminuiu o placar com Fabiano, de falta. Brolin, em jogada individual, brecou a remontada espanhola e marcou o terceiro gol italiano. Os espanhóis não desistiram e encostaram novamente no placar com uma pintura de Coxinha, que saiu do banco como de costume, recebeu de Andrezinho e deu um tapa nojento de cobertura para encobrir Nine – o placar agora marcava 3 a 2 para a Itália com 16 minutos jogados. Dois minutos depois, porém, Alisson recebeu de costas para a marcação, girou bateu forte para dar números finais a partida.
Os italianos, invictos, assumiram a ponta do torneio com 7 pontos, e se mantém confiantes com a classificação na parte de cima da tabela. Para os espanhóis a situação é oposta: ainda não sabem o que é pontuar e ocupam a lanterna da competição.
NIGÉRIA 4 X 5 HOLANDA
Nigéria e Holanda protagonizaram uma das partidas mais disputada da rodada. Mesmo desfalcada de Torres e Vanclei, a equipe nigeriana entrou em campo para mostrar que não está para brincadeira na competição. Vinicius Ferreira abriu o placar aos 12 minutos para a Nigéria. Aos 15, o artilheiro Pacholek recebeu de Salgado e empatou a partida, resultado que permaneceu até o gol de Tolentino aos 18 para a Nigéria – 2 a 1 e final da primeira etapa. No segundo tempo, a partida continuou pegada, e a Nigéria marcou o terceiro gol com Badaz aos 7 minutos, mas os holandeses logo encostaram novamente no placar aos 9 minutos com Pacholek, que faz um início de torneio espetacular. O empate holandês chegou aos 15 minutos da segunda etapa, nos pés de Wanderson. A partida ainda teve muita disputa, e aos 18 minutos da segunda etapa, Vinicius novamente foi às redes para delírio da torcida nigeriana. A Holanda não se impressionou, e empatou a partida 2 minutos depois com Salgado. O jogo parecia que acabaria empatado, entretanto com 10 segundos para o final, Wanderson novamente deixou sua marca e deu aos holandeses a vitória.
A Holanda chegou a segunda vitória seguida na competição, e ocupa a quarta colocação, com 6 pontos. A Nigéria conheceu a segunda derrota em dois jogos e ocupa a vice lanterna, mas sonha com a volta dos desfalques para se encontrar na competição e buscar uma posição mais confortável na classificação.
BRASIL 3 X 9 EUA
Com a ausência de última hora do paredão Marquinhos e em jogo pouquíssimo inspirado, a seleção brasileira foi amassada pelos Estados Unidos. Liderados por Cesinha, os americanos não tomaram conhecimento da equipe brasileira. Os americanos propuseram o jogo desde o início, enquanto o Brasil tentava explorar os contra ataques. O primeiro tempo foi equilibrado, com Romário abrindo o placar para os EUA, que sofreram o empate em cobrança de falta de Júlio logo na sequência. Romário colocou os americanos novamente na frente, e Cesinha ampliou. O Fofômeno Taborda diminuiu para a seleção brasileira, mas Haryson brecou a reação do Brasil e marcou o quarto gol dos EUA – 4×2. Taborda, de novo, contou com desvio na zaga e colocou o Brasil de novo na partida, gol que deu números finais a primeira etapa. A seleção brasileira entrou para o segundo cansada, os americanos aproveitaram para impor o ritmo e passear em campo. No Brasil, o destaque da última rodada Marcos foi abaixo, e Júlio não parecia estar em seu dia mais inspirado. Quando o Brasil acertava alguma jogada, ainda parava em Jeda. Com Taborda andando em campo e sem Marquinhos, os brasileiros viram Cesinha marcar mais três gols, Martin um gol, e Haryson fazer seu segundo gol na partida para encerrar a goleada em 9 a 3.
Os Estados Unidos finalmente conheceram o gosto da vitória na competição, e se garantiram no meio da tabela com 4 pontos. O Brasil sofreu o segundo revés no torneio, e amarga a décima colocação.
ÁUSTRIA 8 X 6 ALEMANHA
Em um jogo de alto nível, Áustria e Alemanha fizeram uma partida muito equilibrada e proporcionaram bons momento aos espectadores presentes na Apolo.
A Áustria foi para a partida desfalcada de Gigio e Rico, enquanto a Alemanha não pode contar com Gislei.
A partida foi marcada pela intensidade física, muitas faltas e muitas paradas. Calebe novamente fez a diferença para o lado austríaco, e deixou 4 tentos. Para os alemães, novamente destaque para Fillipini, que ocupa agora a artilharia do torneio com 7 gols.
CROÁCIA 2 X 3 FRANÇA
A reedição da final de 2014 foi representada pela, talvez, mais pegada partida da CEA até o momento.
A experiente e forte equipe da França foi para o jogo sedenta pela vitória, e o time se manteve encaixado e equilibrado. Aproveitando o goleiro croata fora do gol, Negueba fez de cobertura. Fernando, no melhor estilo pivô, conseguiu o giro pra cima da marcação e encerrou a partida. A França parece ter encontrado o caminho da vitória e está em quinto lugar, com 6 pontos. A Croácia agora tem 3 pontos em 2 jogos, e ocupa oitavo lugar na tabela de classificação.