O título da matéria de encerramento desta rodada faz jus as partidas acirradas que resultaram em 3 empates e numa virada incrível resolvida restando apenas 30 segundos de partida. No entanto, outros letreiros remontariam igual justiça:
FRANÇA PRESTA HOMENAGENS AOS 20 ANOS DA CEA
SEM CALEBE, ÁUSTRIA É O TIME DO EMPATE
EQUILÍBRIO MARCA A RODADA: URUGUAI DESTOA
BRASIL DÁ BOBEIRA E TOMA DOIS GOLS FALTANDO 30 SEGUNDOS DE PARTIDA
CAI O TÉCNICO DA FRANÇA: CONSTANTINO FOI DEMITIDO AINDA NO VESTIÁRIO.
A exceção do vexatório resultado polêmico, protagonizado inclusive pelo chilique da mimada Seleção Uruguaia durante a semana, os resultados foram dentro do esperado e revelou a força de umas e as fragilidades de outras.
NIGÉRIA 7 X 2 INGLATERRA
A seleção inglesa sofreu com a ausência de Andrei e a deficiência física de Albano. Mesmo assim Samuel e cia lutaram até o fim, na tentativa de frear a cada dia mais entrosada seleção Nigeriana, que destacou a boa fase de Vinicius Ferreira e Torres, que parece tem encontrado seu futebol.
Importante destacar que com a saída de Pierre, o poder de marcação dos britânicos sofre, para desespero de Arthur Corvo, que detinha até então boa campanha em busca do Troféu menos vazado.
Nos bastidores a substituição de Albano parece inevitável, o que seria uma pena para a competição, já que SEKO é ícone da resiliência, atleta raiz e muito bem representa os valores ceasenses.
BRASIL 8 X 9 ALEMANHA
Se há definição de emoção, esta partida resume bem o conceito, inclusive de gols relâmpagos.
Primeiro tempo:
Hetcko abre o placar: 4’20”
Filipe empata: 12’47”
Filippini vira para Alemanha: 15’20”
Júlio empata: 18’05”
Júlio, endemoniado vira logo depois: 19’51”
Filippini empata novamente: 22’25”
Filippini vira 22 segundos depois: 22’57”
E Gislei amplia: 24’17”.
Resultado primeiro tempo: Brasil 3 x 5 Alemanha
Segundo tempo:
Taborda diminui o placar: 4’25”
Júlio empata: 8’35”
Filippini coloca o alemães novamente na frente: 14’55”
Hetcko empata logo em seguida: 13’47”
E vira para o Brasil: 15’52”
E Júlio amplia: 18’53”
Então Filippini destrói a partida:
Diminui aos 21’46”
E Restando 30 segundos finais de partida faz dois gols, aos 24’30” e aos 24’51”, decretando a vitória alemã. Incrível.
Brasil deixa escapar a importante oportunidade de se firmar entre os oito primeiros colocados. Já a Alemanha, as próximas rodadas confirmarão os prognósticos. Será só ladeira abaixo.
URUGUAI 20 X 4 FRANÇA
Este é o exemplo dicotômico de Dante. Não se há desiquilíbrio técnico que justifique um escore tão elástico. Procurar “culpados” não se torna relevante quando se põe em análise os comportamentos dos personagens. De um lado uma equipe do fricote das virtudes, que nos bastidores alegava não tem atletas para compor seu plantel e protagonizou o troféu mimimi da semana. Do outro uma esquadra rendida, desestimulada, que não esboçou brio mínimo de relevância ao campeonato. 1 gol a cada 1 minutos e 36 segundos, sem considerar tempo técnico.
O Uruguai, que nada tem com isso, aproveitou para alavancar seus números. Erat (que não iria participar da partida segundo o chororô) subiu na artilharia. Na luta pela chuteira de prata, Erat, Rodrigo e Henrique encabeçam-se entre os 5 primeiros colocados.
Já a França precisa entender o adversário, partida a partida. É nítido o prejuízo com a ausência de Fernando Fernandes. Mas a maior é dificuldade desta seleção em entender sua fragilidade defensiva, que não pode residir unicamente na má fase de Kaike. 70 gols em 8 partidas diz muito o que deve ser admitido, que os Franceses jogam muito abertos e não se defendem. Que Cozzolino, Constantino e Felipe não tem o perfil de marcação não é novidade, mas colocar essa soma num bloco e com goleiro linha ainda, só piora o cenário. Resultado? Essa goleada. Poderia ser evitada? Certamente. Vina, Lucas e Inho poderiam ter fechado a linha defensiva, e Constantino como pivô nas eventuais subidas de Inho, poderia ter exposto menos o gol diante da rápida seleção Uruguaia. Mas isso é só uma teoria, mas que vale a reflexão.
ARGENTINA 1 X 1 AÚSTRIA
Numa partida de 3 faltas, que inclui um amarelo e um vermelho, vimos uma partida pouco criativa, onde os passes errados irritaram os expectadores. Áustria sem Calebe até produziu, mas parou no paredão Ramon, o melhor goleiro da rodada na opinião deste redator. Ratão marcou de falta pelos argentinos. Fernando empatou. E não aproveitaram a superioridade numérica com a expulsão de Thiago. Placar magro de um futebol pouco empolgante.
ESPANHA 4 X DINAMARCA 4
Espanha domina o primeiro e faz 4 x 0. No segundo tempo e com retorno do goleiro Rodrigo, Dinamarca domina e faz 4X0. Samuel estreia com gol. Andrezinho faz sua melhor partida no campeonato. Ninguém (Rodrigo) reclamou da arbitragem. Marquinhos em sua melhor fase protagonizou os melhores lances da partida. Partida digna de CEA e prova que o nível das equipes é equilibrado, só querer jogar.
ITÁLIA 3 X CROÁCIA 3
Croácia sem seu artilheiro Sacoman sofreu diante de uma Itália determinada a vencer. A Azurra ditou o ritmo do jogo, apesar que os croatas criaram as melhores oportunidades no primeiro tempo. Cherem em função de pivô criou boas jogadas que não resultaram em gol. Mas do lado azul a dupla Piu e Allison azucrinaram a defesa croata, e proporcionaram liberdade a Guilherme Zulatto que guardou dois gols, e Maranhão um. Do lado dos quadriculados, Baiak suou para segurar Allison, o que fez muito bem e ainda marcou dois gols. Partida muito equilibrada e tecnicamente organizada. Placar justo, apesar da Croácia somente ter alcançado o empate nos segundos finais de partida.
DOS DIAGNÓSTICOS DE ABERTURA:
Este redator lançou ensaio de resultados considerando equipes completas. Por óbvio que ausência de atletas comprometeram alguns resultados. Mas em sua essência, o prognóstico se manteve:
PARTIDA | PROGNÓSTICO | RESULTADO |
Espanha x Dinamarca | empate | 4 X 4 (100%) |
Itália x Croácia | empate | 3 x 3 (100%) |
Argentina x Áustria | Vitória Argentina | 1 x 1 (66%) |
Uruguai x França | Vitória da França | 20 x 4 (0%) |
Nigéria x Inglaterra | Vitória Nigéria | 7 x 2 (100%) |
Brasil x Alemanha | Vitória Brasil | 8 x 9 (era 100% até a virada) |
Encerramos por aqui. Aos que gostam de refutar as redações, minhas sinceras desculpas se frustrei os senhores. Aos que entenderam a proposta, minhas homenagens.
Esperamos ser chamado novamente para escrever na 15.ª Rodada para uma avaliação evolutiva das apostas e das equipes. Gratidão pela oportunidade. Até!