Copa Entre Amigos

Alpine conquista primeira vitória; Mercedes sai da zona de classificação, e seis times garantem classificação antecipada

Aconteceu no último sábado (17) a décima rodada da Copa Entre Amigos de 2022. Os seis primeiros colocados – Benetton, Alpha Tauri, Aston Martin, Haas, Lotus e McLaren – garantiram matematicamente a classificação para a próxima fase. A Minardi ainda tem uma chance mínima de ficar de fora, mas teria que perder as três últimas e ainda ver dois dos times debaixo vencerem todos seus confrontos. A briga pela oitava vaga esquentou. Somente a Williams já está matematicamente rebaixada para a Fórmula 2 no ano que vem. Até mesmo a Alpine, que chegou aos quatro pontos, ainda nutre esperanças de ir ao mata-mata.

Haas 4 x 2 Benetton

A Benetton segue líder do campeonato, mas após a segunda derrota, desta vez para a Haas, o time vê pela primeira vez uma possibilidade real de perder a primeira colocação até o fim da primeira fase. Como ainda folga, os verdes não podem ter mais nem um resultado negativo nos próximos confrontos se quiserem continuar puxando a fila da Copa Entre Amigos 2022.

O primeiro tempo teve domínio dos americanos, que mostraram bom entrosamento e dominaram a posse de bola, construindo o placar de 3×0 naturalmente, sem sofrer lá atrás. Na segunda etapa, a Benetton teve a entrada de Bruno, que cumpria suspensão. O time melhorou e foi para cima, marcando duas vezes. Contudo, em contra-ataque, a Haas ameaçava e chegou ao quarto gol, segurando o ímpeto dos ingleses.

Achilles – Benetton
Jeff – Haas

Com a vitória, a Haas chegou aos 20 pontos e garantiu a classificação para as oitavas. A Benetton, também classificada, agora precisa de duas vitórias nos próximos dois jogos para não perder a liderança, já que o time folga na última rodada da primeira fase.

Williams 1 x 5 Alfa Romeo

Williams e Alfa Romeo fizeram um jogo morno. Com desfalques para os dois lados, os times apresentaram um futebol digno da parte de baixo da tabela. A Alfa foi menos pior. Filipe Caverna foi para o gol no lugar de Chapecó e até ele reconheceu “encontrei o meu lugar”. Sem emoções, os branco-com-vermelho construíram a vitória por 5×1, com dois gols de Gislei, dois de Fernando e um de Leandro.

A Williams deu adeus oficialmente às chances matemáticas de classificação para a próxima fase. Sem vencer nenhuma em dez partidas, o time que parecia ser bom, mostrou que engenheiros e pilotos que não trabalham em equipe não ganham nada.

A Alfa Romeo, por outro lado, chegou depois de muita luta ao grupo dos oito primeiros. Contudo, como o time ainda folga, eles terão que vencer seus próximos dois jogos e torcer para a Mercedes perder pelo menos mais uma. Caso isso aconteça, o time garante a vaga, já que a Red Bull não os ultrapassa em número de vitórias, neste cenário.

Filipe – Alfa Romeo

McLaren 6 x 8 Aston Martin

Em um dos melhores jogos do torneio até aqui, segundo alguns, a Aston Martin saiu vitoriosa graças a muita luta e superação do elenco.

A McLaren começou bem e já vencia por 3×0 antes de seis minutos de jogo. Filipini, Gigio e Inho flutuavam sobre a defesa dos verdes, que parecia perdida. Mas o time não conseguiu conter o avanço dos adversários, que conseguiram se organizar e buscar o empate ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, os laranjas não tiveram vitamina C suficiente para aguentar o ritmo, e viram a vitória escapar de suas mãos. Gigio, artilheiro, marcou mais quatro e abriu dois de vantagem para Tevez.

Coxinha – McLaren

Pelo lado dos verdes, Marquinhos e Fernando foram destaques novamente. O camisa 77 demonstrou a raça de sempre, com dois gols e duas assistências. Contudo, aos 11 minutos da segunda etapa, o grandalhão imaginou-se uma bola de boliche e aplicou um verdadeiro strike para cima do pequeno pino Coxinha, que decolou no ar. O lance rendeu o segundo amarelo e, consequentemente, o vermelho a Marquinhos. Fernando, A da Aston, assumiu as rédeas do jogo e chamou a responsabilidade para si. Com três gols após o lance fatídico, e cinco no total, ele foi a principal peça do motor do time para alcançarem a vitória.

Fernando – Aston Martin

Mesmo com a derrota, a McLaren conseguiu garantir a vaga nas quartas matematicamente, pois só pode ser ultrapassada por Minardi e Mercedes, o que a colocaria na oitava posição. A Aston, também garantida na fase final, segurou a terceira colocação, com 20 pontos, e um gol a mais de saldo do que a Haas.

Red Bull 12 x 7 Ferrari

O jogo entre Red Bull e Ferrari foi aguerrido. Nenhum dos dois times queria sair de quadra derrotado, pois sabia que a derrota poderia custar a classificação. De acordo com os atletas, a arbitragem prejudicou o espetáculo, pois deixou a violência tomar conta, sem controlar os ânimos.

Pelo lado dos azuis, Vini marcou cinco vezes e Hetchko teve quatro assistências. Já no lado vermelho, Tan foi destaque, com três gols e uma assistência.

Karam – Red Bull
Maranhão – Ferrari

Com a derrota, o cavalinho da Ferrari empacou na décima primeira posição, com seis pontos, e terá que recorrer ao Papa Francisco para um milagre que garanta a classificação do time. A Red Bull, também com seis pontos, vai pegar carona na ida ao Vaticano e pedir pela mesma graça divina.

Lotus 5 x 8 Alpha Tauri

Alpha Tauri e Lotus fizeram um excelente jogo no último sábado. Mesmo sem Tevez, a Lotus deu trabalho para uma Alpha completa.

Da assessoria da Alpha Tauri: “O jogo foi complicado como se previa, mesmo com o desfalque do seu A a Lotus lutou bastante. Foi o jogo em que a Alpha mais teve posse de bola, mas o adversário se defendia bem e seu goleiro estava inspiradíssimo. Final do primeiro tempo terminou 3×2 Lotus. Sabíamos que estávamos bem no jogo, era uma questão de tempo até os gols começarem a sair e por isso não mudamos a estratégia tática. Aos poucos, o adversário começou a cansar e foi sucumbindo à velocidade da Alpha. A única mudança de estratégia foi chutar menos ao gol e tabelar mais. Assim, fizemos alguns gols e o placar terminou 8×5 Alpha Tauri, que segue firme no objetivo de ser primeiro colocado geral da primeira fase. Além do goleiro da Lotus, destaque para a caneta debochada que Taborda deu no Gilson”.

Taborda – Alpha Tauri

Da assessoria da Lotus: “No 1° tempo, foi um jogo muito equilibrado. Nosso time soube anular as principais jogadas do adversário. Eles só conseguiam chegar ao nosso gol chutando de longe, e o resultado esperado veio: 3 x 2 para nós ao final da primeira etapa. O problema é que o futebol não é composto por apenas um tempo de jogo. Tomamos a virada no início do 2° tempo, mas logo em seguida já empatamos, ficando assim por um bom tempo. Nosso time sentiu a ausência do artilheiro do campeonato (Carlitos Tevez), cansamos muito, pois o jogo era lá e cá, e numa infelicidade tomamos um gol em uma bola desviada na defesa. Na tentativa de empatar o jogo, fomos pra cima, mas sofremos com os contra-ataques, culminando em nossa 2° derrota no campeonato. Ainda restam 3 jogos nessa 1° fase, continuaremos firmes no objetivo de terminarmos entre os 3 primeiros colocados”.

Nine – Lotus

Mesmo com a derrota, a Lotus agora não tem mais chances de perder uma das vagas para as quartas-de-final. A Alpha Tauri, com mais uma vitória (único time que ainda não perdeu) se aproximou da Benetton, e dependerá somente de si para ser a primeira a enxergar a bandeira quadriculada daqui a três semanas, já que o time terá justamente a líder pela frente na próxima rodada.

Mercedes 3 x 5 Alpine

A Alpine, enfim, conquistou sua primeira vitória na competição. Matematicamente, o time ainda tem chances. Seus atletas não desistem, e têm entregado o máximo em cada partida. Caso consiga o acesso ao seleto grupo de classificados, os rosas ficarão para a história da Fórmula 1 e do futebol como operadores de milagres.

O jogo começou com a Mercedes melhor, indo para cima, e abrindo o placar. Contudo, a Alpine mostrou que a entrada de Andrei deu novas forças ao time, e contou com Albano inspirado, com três gols, para virar o jogo e construir o placar de 5×5.

Da assessoria da Mercedes: “Em um jogo que valia o retorno à zona de classificação, a Mercedes não conseguiu fazer o dever de casa e foi derrotada pela Alpine, última colocada e aquela que vinha sendo o saco de pancadas da CEA. Diferentemente de jogos recentes, o time até começou bem a partida, abrindo o placar. Mas aí começou a fazer o que está acostumado: entregar a bola no pé do adversário, errar passes fáceis, e não acompanhar a marcação. O resultado não poderia ter sido diferente: derrota e situação cada vez mais complicada na competição, se distanciando da zona de classificação. Agora é vencer ou vencer”.

Wanderson – Mercedes

Com a derrota, a Mercedes permanece estacionada nos oito pontos, e agora foi ultrapassada pela Alfa Romeo. Contudo, os alemães terão uma chance de ouro na próxima rodada. Se vencerem a Haas, eles retomam a oitava colocação a duas rodadas do fim, visto que a Alfa Romeo estará de folga.

Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *