Chegou o momento mais aguardado do ano: a final da Copa Entre Amigos 2022. Alpha Tauri e Haas entram na pista às 10h30 deste sábado, na Apollo, para brigar pelo primeiro lugar no pódio ao fim da temporada e, assim, levarem para casa o troféu de grande campeão desta temporada. Antes deles, enfrentam-se Benetton e Aston Martin, que brigam pela terceira posição, às 9h30. Logo após os jogos, acontece a grande festa de encerramento, que terá muita comida, bebida e diversão.
FINAL
Alpha Tauri x Haas – 10h30
Alpha Tauri e Haas são os dois melhores times deste ano e colocam suas campanhas frente a frente amanhã. Com as duas defesas menos vazadas, e dois dos ataques mais artilheiros do torneio, as escuderias precisarão dar tudo de si para saírem vitoriosas. É praticamente impossível cravar quem sairá de quadra campeão. A Alpha Tauri leva ligeira vantagem na casa de apostas do Instagram, onde teve 55% dos votos até a tarde desta sexta-feira. Confira na sequência um raio-x dos dois times:
Goleiros
Alpha – Rodrigo: o melhor goleiro deste ano até aqui, embasado por números. Com 49 gols sofridos, Rodrigo é um dos alicerces da equipe e um dos responsáveis pela condução do time à final. Sempre bem colocado e sem receio de sair na bola, o guarda-redes Taurino merece estar entre o time de revelações de 2022. Rodrigo é aguerrido e brigador em quadra, o que pode tornar-se um problema caso o atleta passe do ponto amanhã, e porventura receba cartões.
Haas – Marquinhos: um dos melhores goleiros deste ano, sem dúvidas, também com os números a seu favor. Marquinhos tem somente um gol a mais tomado do que seu adversário amanhã. Caso a Haas vença o jogo por mais de um gol de diferença, ele será o goleiro menos vazado do ano (em números absolutos). Com seu temperamento gelado, Marquinhos dificilmente é notado pela arbitragem. Quem o nota sempre são os adversários, que obrigam-se a ser muito precisos caso queiram passar por ele.
Categoria A
Alpha – Cesinha: educador físico, Cesinha coloca dentro de quadra muita agilidade e velocidade. Pensador do time, o A joga de maneira mais recuada, geralmente como central, e é quem sempre inicia as jogadas.
Haas – Vinícius: jogador da base do Paraná, Vini agora dedica-se ao salão. Provável craque do campeonato, ele ocupa a segunda posição na artilharia e é o líder isolado de assistências. Com função mais de ataque, Vini participa de mais de 50% de todos os gols marcados pelos vermelhos.
Categoria B+
Alpha – Jeff Taborda: sempre acima do peso, Taborda não deixa os quilinhos a mais na balança interferirem muito em seu futebol. Com classe, passe preciso e ótimo domínio e finalização, o atleta teve um ano de altos e baixos. Solteiro por um tempo, a balada foi sua principal companheira em alguns fins de semana, o que fez seu nível etílico subir, e seu futebol deslizar. Contudo, já há algumas rodadas, Jeff é um dos principais destaques do time, e recuperou seu futebol vistoso.
Haas – Teacher Jeff: um pouco mais em forma que o Jeff da Alpha, o teacher jornaleiro leva vantagem na velocidade e ritmo de jogo. Em uma função mais de marcação nos últimos anos (visto que sua habilidade não ajuda no ataque), Jeff tem como saída de contra-ataque um de seus pontos fortes; seu passe também é geralmente preciso. O atleta deixa a desejar um pouco na finalização e no confronto 1×1 quando ataca.
Categoria B
Alpha – Rafael e Baiak: a dupla Rafael e Baiak deu o que falar neste ano. O primeiro corre fortemente para ser eleito revelação do campeonato. Mesmo no auge dos seus 36 anos, o cara parece um CR7, com velocidade e poder físico de 18. Ele ocupa a liderança da Alpha em assistências e também é um dos artilheiros do time, facilmente classificado como B+ nos próximos anos. Baiak, por sua vez, é mais franzino. O jogador se mostrou um marcador nato nas últimas temporadas, subindo uma fortaleza sobre quem tentasse passar por ele. Ainda, lá na frente ele sempre ajuda e se movimenta rapidamente, sempre bem colocado atrás da defesa para empurrar a bola para as redes.
Haas – Fabiano e Romário: pela Haas, um grande contraste entre ataque e defesa se vê com Romário e Fabiano. Roma é habilidoso, e não tem receio de partir para cima da marcação. Por outro lado, mesmo brigando bastante atrás, o baixinho perde um pouco no poder de marcação, não deixando de sempre correr pelo time. Fabiano fez partidas memoráveis neste ano, principalmente agora na fase de mata-mata. Principal marcador da Haas, o atleta geralmente é responsável por anular os principais jogadores adversários. Seu bolso é conhecido na CEA, já que muitos já dormiram ali. Além da forte marcação, o camisa 5 também tem pique para acompanhar os contra-ataques e sempre marca seus golzinhos.
Categoria C
Alpha – Ricardinho e Burman: Ricardinho e Burman são, provavelmente, uma das melhores duplas de Cs deste ano. Ricardinho (sem lesão) é um dos artilheiros do time, sempre presente lá na frente para ajudar a equipe. Devido a sua idade e peso um tanto avançados, ele perde em ritmo de jogo e, neste ano, sustentou uma posição mais fora das quatro linhas. Burman, além de goleiro reserva, tem uma potente perna esquerda. Como atleta de verdade, também jogador de vôlei, seu físico sempre corresponde, e ele está sempre atento para ajudar na marcação, principalmente.
Haas – Ernani e Gabriel: Ernani é um dos novatos da CEA e, de acordo com a opinião pública, é “gato”, pois foi indicado como C, quando deveria ser no mínimo um B. Com muito poder de controle de bola e habilidade, é raro ver o camisa 85 perder a posse. Ele marca poucos gols, pois tem a função de sair com a bola e dar início às jogadas lá atrás, mas fortalece muito a marcação dos americanos. Gabriel é um dos poucos pivôs raiz desta Copa Entre Amigos. Alto e “fortinho”, o jogador tem pouca movimentação em quadra, principalmente na parte defensiva, mas incomoda a defesa adversária o tempo todo. Com bom domínio e finalização, Gabriel já fez a diferença em várias partidas difíceis para a Haas.
Categoria D
Alpha – Felipe: atleta mais novo da CEA em 2022, com apenas 16 anos, Felipe é aquele menino da base, que tem pouco espaço, mas participa bem sempre que recebe a oportunidade do técnico. Provavelmente o cara mais levinho do certame, ele não tem dificuldades de marcação, e mostra ímpeto de piá em quadra, sempre atrás das jogadas, o que inclusive atrapalha um pouco seu posicionamento, em alguns casos.
Haas – Paulo Bordin: o Golias da Haas tem em sua altura e força física seu ponto forte. Paulo atua sempre como defensor, e incomoda os adversários, pois só o fato de estar ali já garante que todos terão dificuldades de passar por ele. Com bom passe na saída de bola e um chute potente de perna esquerda, o grandão sempre faz bonito quando entra e pode ajudar a Haas a segurar o ataque da Alpha amanhã.
Será um jogo para ninguém perder um segundo. Com desfalque de Ernani na primeira etapa, a Haas precisa se segurar atrás. Para sair vencedor, os times precisarão mostrar todo o torque e potência que ainda restam em seus respectivos motores.
Terceiro Lugar
Benetton x Aston Martin – 9h30
A disputa de terceiro acontece às 9h30. Benetton e Aston Martin foram derrotadas nas semifinais, mas também fizeram grande campanha e, por isso, estarão em quadra amanhã. Com a melhor campanha da primeira fase, os verde-claros não terão Achilles, suspenso.
A Aston Martin terá o desfalque de um Fernando (o Fernandes) na primeira etapa, expulso na rodada passada. Contudo, Fernando Erat entrará em quadra. O time da Benetton aceitou a participação do atleta que retorna às quadras após vencer uma disputa muito mais difícil do que qualquer final: a do câncer. Ele irá jogar por alguns minutos como reconhecimento por todo seu esforço e batalha, como grande campeão que é.
Premiação e grande festa farão alegrias de jogadores e famílias após os jogos
Após os confrontos, como de praxe, acontece a grande festa de encerramento de 2022. O cardápio do almoço, que deve ser por volta de 13h30, após a premiação, terá alcatra, frango, risoto, maionese, salada. Serão servidos petiscos anteriormente. Em relação às bebidas, atletas e familiares terão à sua disposição chope pilsen e APA, drinks, refri e suco. Haverá show com banda ao vivo e à tarde, perto das 17h, será servido lanche com costela e croissant doce. A festa só deve se encerrar às 21h da noite para o público comum. Emanoel, Jeda, Taborda, Ricardinho e familiares deverão ir embora somente quando o sol raiar no domingo.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022