Alfa Romeo e Ferrari venceram seus confrontos e agora estão próximas da vaga para a próxima fase. A vantagem é da Ferrari, que precisa de uma vitória contra a Alpha Tauri no próximo sábado para garantir o último espaço nas quartas-de-final. Os quatro primeiros colocados também estão definidos, podendo haver mudanças entre eles antes do fim da primeira fase.
Alpine 6 x 15 Benetton
A Alpine, que já estava eliminada antes mesmo de entrar em quadra, tomou mais uma goleada. Sem muitas chances, o time encarou a líder Benetton, que precisava da vitória para garantir o título da primeira fase com antecedência. Júlio, da Benetton, marcou quatro gols e deu quatro assistências. Thiago Rato fez cinco gols e assistiu duas vezes.
No próximo sábado, a Benetton folga com a tranquilidade de saber que nenhum dos outros carros pode terminar a sua frente. A Alpine promete não sofrer W.O. e levar time às quadras para enfrentar a vice-líder Haas.
Aston Martin 8 x 8 Minardi
A Aston Martin não tinha Fernando em quadra. Com a falta do camisa 10, os verdes mostraram que podem fazer um bom trabalho, mas tiveram mais dificuldades em fazer o motor do time funcionar. Mas quem tem Fábio Cozzolino pouco sofre, como já disse Tevez no ano passado. Com seis gols, o camisa 96 chegou a comemorar um ao estilo Gabigol, ídolo pelo qual nutre afeto incondicional. “Fui convidado pelo Flamengo para dar algumas dicas de finalização ao Gabi. Acho que vou para o Rio na próxima semana”, contou o artilheiro da rodada.
Badaz assumiu as luvas e mostrou que não é pedreiro. Com boas defesas (e alguns perus), o camisa 10 do time se tornou mais uma opção de goleiros para a Minardi, que já tem Feitosa (lesionado) e Tanque. Piu vestia uma camisa verde por baixo, e foi responsável por erros graves, que cederam três gols aos adversários. Alisson marcava de um lado, Piu entregava do outro.
A Minardi ocupa a sétima posição e não tem mais chances de subir para a sexta, mesmo que vença o próximo jogo. Se a tabela continuar como está, o time enfrentará a Haas nas quartas. A Aston, quarta colocada, não cai mais na tabela, mas pode subir até para o segundo lugar, caso vença no próximo sábado e veja Haas e Alpha Tauri somarem resultados negativos.
Alfa Romeo 6 x 5 Red Bull Racing
Alfa Romeo e Ferrari travaram o duelo mais emocionante do sábado. As duas escuderias precisavam dos três pontos caso quisessem continuar vivas na luta pela classificação.
A Red Bull começou melhor, abrindo o placar já com um minuto de jogo. Na primeira etapa, os azuis terminaram na frente, com 3×2. Contudo, no segundo tempo, a Alfa Romeo aproveitou o pit-stop para efetuar a troca de pneus e de combustível. Com Gislei inspirado, e o estreante Brutus fazendo defesas milagrosas, os brancos tiveram forças para buscar o placar e a vitória por 6×5. Gislei marcou três vezes e foi eleito craque da rodada.
No próximo sábado, para se classificar, a Alfa Romeo tem que vencer seu jogo e torcer por pelo menos um empate da Ferrari. Já a Red Bull precisa vencer e torcer por derrotas de Alfa Romeo e Ferrari.
Alpha Tauri 12 x 7 McLaren
A Alpha Tauri começou o jogo com atletas suficientes graças a um efeito suspensivo conquistado no tapetão. A manobra jurídica valeu a pena, pois o time conseguiu bater a também desfalcada MCLaren. Gigio, que até então ocupava a pole-position na artilharia de 2022, precisou trabalhar de última hora e não pôde jogar.
Da assessoria da Alpha Tauri: “Sabíamos de duas coisas para o jogo contra a McLaren. 1) adversário tem um ataque forte, todo mundo ali gosta de chutar de onde seja, todo cuidado era pouco, e 2) nosso jogo encaixa perfeitamente com o deles (a nosso favor) já que a efetividade da defesa deles é inversamente proporcional ao seu ataque. Com isso em mente, exploramos nosso ponto forte: esperar o adversário no nosso campo de defesa e explorar o contra-ataque. Deu super certo, apesar do adversário mostrar porque é um dos melhores ataques da CEA, conseguimos um 12 x 7 sem grandes sustos”.
As duas equipes podem voltar a se enfrentar em breve, nas quartas-de-final, caso suas posições se mantenham. A McLaren hoje ocupa a sexta colocação, e a Alpha Tauri a terceira.
Ferrari 12 x 6 Mercedes
Quando Ferrari e Mercedes entraram em quadra, as duas ainda tinham chances de classificação, mesmo que para a Mercedes a tarefa fosse mais difícil. No início do jogo, os dois times fizeram seu papel, colocando suor em quadra.
Contudo, após pouco tempo de jogo, viu-se que a Mercedes está tentando ir para casa de qualquer jeito. Os atletas não aguentavam mais jogar a CEA, e só não haviam desistido ainda porque a matemática não permitia e para não deixarem uma imagem ruim no campeonato. “Quando um time abandona o jogo na metade do primeiro tempo,só porque está perdendo por 4×1, vocês já sabem do resto. Não é vergonha ser eliminado, mas sim como essa eliminação acontece. Jamais se larga um jogo da CEA antes do fim. Parabéns aos que ainda estão na disputa. dia 8 é ir pelo churrasco”, desabafou Jeda, afirmando que abrirá um processo junto à organização para não ser mais sorteado no time de nenhum dos jogadores que estiveram na Mercedes neste ano.
A Ferrari, que não deixou de acreditar na classificação, foi atrás da vitória, e agora é a única equipe que depende só de si na busca pela oitava vaga. Coxinha estreou pelo time, com três gols e uma assistência. Xita também deixou três.
Caso vençam, os cavalinhos da equipe vermelha seguem adiante, e enfrentam a Benetton nas quartas de final. A Mercedes não tem mais chances matemáticas e joga para cumprir tabela na próxima rodada.
Haas 10 x 5 Lotus
A Lotus vinha de boa campanha em 2022, com seis vitórias conquistadas em oito jogos. Contudo, nas últimas rodadas, o time tem abastecido em posto sem bandeira, o que leva a crer que seu combustível foi adulterado. Sem muita vontade, o time foi presa fácil para o rápido elenco da Haas.
No primeiro tempo, o placar de 3×0 foi sendo construído naturalmente. Com boa posse de bola e troca de passes envolvente, a Haas permitiu poucas chegadas dos verdes. No segundo tempo, o time seguiu em cima, mas desligou um pouco da marcação, chegando a ver o placar encostar em 7×5. Com uma injeção de ânimo repentina, a Haas fez mais 3 gols em menos de dois minutos e fechou o placar em 10×5.
Com a vitória, a Haas depende somente de si para manter sua posição na primeira fila do grid. O time enfrenta a Alpine no próximo sábado. A Lotus precisa aumentar o torque caso queira chegar às quartas com força no motor.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022
👏👏👏👏