A Alfa Romeo fez a sua parte no último sábado (8), vencendo a Aston Martin por 5×4, e viu a Ferrari ser derrotada pela Alpha Tauri, conquistando assim a última vaga no grupo dos oito que avançaram para a fase de mata-mata. Nos demais jogos, poucas emoções. A Red Bull tentou até o fim, vencendo, mas esbarrou na péssima campanha e está eliminada.
Williams 6 x 9 Minardi
A Williams compareceu às quadras da Apollo e fez bonito contra a Minardi. Mesmo sem aspirações para 2022, a escuderia começou o jogo na frente, abrindo o placar e vencendo a primeira etapa por 3×1. Contudo, os brancos sentiram o cansaço no segundo tempo, e não conseguiram frear as chegadas dos amarelos. A Minardi teve a volta de Feitosa ao gol, após quase 40 dias afastado para tratamento de uma lesão muscular. Com seis gols e uma assistência, Alisson foi o destaque da partida.
A Minardi já havia garantido a sétima posição, e irá enfrentar a Haas, que terminou a primeira fase em segundo.
Alpine 2 x 12 Haas
A Alpine foi mais um time guerreiro e honrado, que mesmo desclassificado e sem goleiro, levou às quadras cinco atletas que enfrentaram a Haas durante o jogo todo. A Haas não teve Ernani e Marquinhos, goleiro, mas contou com Paulo mostrando que briga também pela posição embaixo das traves, com ótima atuação. Com um plantel mais novo e leve, os vermelhos e pretos não tiveram dificuldades para construir a vitória por 12×2, com destaque mais uma vez para Vini, que anotou três gols e cinco assistências.
A Alpine agora faz as malas e volta somente para a celebração da final. A Haas tem um desafio enorme pela frente: encarar a Minardi no próximo sábado na busca pela vaga na semi.
Mercedes 14 x 12 Lotus
A Lotus perdeu mais uma. Desta vez, para a já eliminada Mercedes. Com três de linha em quadra pela Lotus no primeiro tempo, o jogo teve tom de amistoso, naquele estilo faz um que eu faço outro, ninguém marca, e está tudo bem. Parecia pelada. Com 26 bolas nas redes ao todo, a média de gols foi maior do que um a cada dois minutos. Tevez e Welington marcaram quatro cada, pela Lotus; e Marcelinho marcou sete vezes, mais que o dobro do que tinha feito durante toda a competição.
A Mercedes tira o volante, sai do carro (com dificuldades, pelo peso) e diz adeus aos fãs em 2022. A Lotus chega com o moral lá embaixo para as quartas, e ainda para encarar a Aston Martin, um dos mais fortes candidatos ao título.
Ferrari 4 x 11 Alpha Tauri
A Ferrari mostrou que neste ano, seus cavalos não tiveram força para as corridas. Com Xita fora no momento mais decisivo do ano para a equipe, os vermelhos não tiveram chances contra a Alpha Tauri, que mais uma vez mostrou o poder da sua defesa e marcação. Fechada lá atrás e aproveitando a lentidão na volta dos vermelhos, a Alpha construiu o placar de 11×4 aos poucos. Mesmo com a expulsão de seu goleiro no comecinho do segundo tempo, os brancos não sofreram para interromper ameaças dos vermelhos. Com todos os jogadores de linha anotando gols, os Taurinos mostraram que chegam nas quartas prontos.
A Alpha Tauri encara a McLaren no próximo sábado, no que promete ser uma das quartas mais equilibradas do torneio. A Ferrari caiu do cavalo e agora vai só assistir aos jogos das demais equipes.
Red Bull 8 x 5 McLaren
Em um jogo que poderia ter levado a Red Bull ao Olimpo, os deuses não permitiram que o esforço dos azuis fosse recompensado. Ao lado, no mesmo horário, jogava a Alfa Romeo, que venceu e tirou as chances de classificação do time do energético. Vini marcou cinco vezes e subiu na artilharia, porém, sem calendário até o fim do ano, o A não tem mais chances de ser o goleador de 2022. A Mclaren mostrou que tem problemas para corrigir. Com a quarta derrota acumulada, a Laranja Mecânica precisa reforçar o chassi caso queira chegar inteira para a disputa das quartas.
Mesmo com a vitória, os azuis caíram da montanha, e agora juntam os Cacos (e Vinis) para tentar se reerguer nas próximas temporadas. A McLaren batalha agora contra a Alpha Tauri, páreo duríssimo em busca da vaga na semi.
Alfa Romeo 5 x 4 Aston Martin
A Alfa Romeo, enfim, mostrou que tem sim um bom time. Com uma campanha com somente cinco vitórias, o time conseguiu um lugar no grid entre os finalistas da Copa Entre Amigos 2022. Em um jogo aguerrido, os brancos derrotaram uma apática Aston Martin, que teve o desfalque de Pacholek e jogou com o freio de mão puxado. O jogo teve bastante emoção, já que uma derrota tiraria das mãos da Alfa a classificação. Com isso, o nervosismo tomou conta em alguns momentos, mas nada suficiente para fazer com que o time saísse derrotado.
A Aston Martin agora enfrenta a Lotus na próxima fase. Já a Alfa Romeo vai encarar a poderosa Benetton e precisa fazer tudo que não fez até aqui caso queira passar pela melhor campanha da primeira fase.
Jeferson Nunes
Copa Entre Amigos 2022