
Pelas vozes que ecoaram pela torcida dos jogos destas quartas-de-final, as manchetes seriam assim:
NIGÉRIA PIPOCA, VINÍCIUS PIPOCA (Uruguai 5 X Nigéria 4)
WAND PIPOCA HOLANDA PIPOCA (HOLANDA 4 (4) X 4 (5) ITÁLIA)
ESTRAGARAM O CAMPEONATO UHHHHHH (CROÁCIA 5 X 2 ESTADOS UNIDOS)
ÁUSTRIA PIPOCA ACHILLES PIPOCA (ÁUSTRIA 5 X 3 INGLATERRA)
Mas a verdade é que as partidas foram de altíssimo nível e rendeu muita torcida, análise e muitas risadas. Pipoca mesmo somente para os que torciam contra.
Logo na primeira partida tivemos uma grande atuação da Seleção Uruguaia, que sob a batuta de Digol, encontrou na sua forte marcação o domínio de quase toda a partida. Pelo lado Nigeriano, o destaque ficou por conta do goleiro Flávio, que foi indispensável para a reação nos últimos minutos e que por pouco não alcançou o empate.
Estrategicamente o Uruguai iniciou a partida com o seu banco, sob o inflamado discurso de “vamos doar nosso sangue sem descanso”. E assim foi. Nilo, Marcos Joel e Oliveira entraram com a tradicional marcação pampeana e lograram êxito em segurar o forte ataque de Vinicius Ferreira e Torres. E logo aos 10 minutos os Uruguaios recomporam sua esquadra com os titulares e iniciaram uma sequencia de bons acertos e fecharam o primeiro tempo com o placar de 2X0.
No segundo tempo a Nigéria veio com outro comportamento, e logo diminuiu o placar com Vinicius logo no primeiro minuto. E se iniciou jogo pressão, que não rendeu o esperado e Maurício Henrique amplia o placar para os Uruguaios.
O jogo passou a ficar nervoso, com cinco cartões amarelos só no segundo tempo. E para piorar o cenário, Marcos Joel faz o quarto gol do Uruguai.
Então a Nigéria vai para o tudo ou nada e com Flávio de goleiro linha, desperdiçam várias oportunidades, até que Erat recebe (de Nilo) a bola na medida e assinala o quinto gol dos Uruguaios, isso aos 20 minutos da segunda etapa.
A Nigéria continua a martelar até que Flávio faz o terceiro aos 22, e com Torres aos 24 chega ao quarto. Mas faltou tempo para alcançar o empate.
O final da partida ficou marcado pela cera Uruguaia, que entre o pênalti anotado aos 23, a cobrança e a reposição de bola, Digol conseguiu catimbar por quase dois minutos, selando o placar e o soar do fim da partida.
____________________
No clássico Europeu, a partida foi decidida nos pênaltis. Mas no tempo regulamentar, vimos uma partida de elevada qualidade técnica.
Logo no início Salgado fez boa jogada com Pacholek que abriu o placar em típica jogada pela direita. Pacho ainda veio a perder mais duas oportunidades de ampliar o placar, até que Salgado acha Dan que amplia aos 14 minutos: Holanda 2X0.
Quando a partida caminhava para o final da primeira etapa, Osmar Piu aos 23 e Allison aos 24 empatam a partida, atordoando os Holandeses que se desentendiam em quadra.
Iniciado o segundo tempo, eis que Allison anota um golaço e coloca a Azzurra a frente do placar pela primeira vez e avança com Piu que logo aos 5 minutos amplia para inacreditáveis 4×2. Holandeses tomaram aqui 4 gols em somados 7 minutos.
Itália passa então a administrar o placar, mas o peso da equipe é sentida e os Holandeses pressionaram até que aos 11 minutos Salgado, em jogada individual, faz um golaço, sem ângulo, para colocar fogo na partida.
E a pressão do carrossel foi recompensada aos 23 minutos com a dupla Dan/Pacho, finalizando a partida em 4X4. E vamos para os pênaltis.
Nas cobranças diretas, todos converteram seus gols. Na primeira série alternada, Gian converteu para os Italianos e Wanderson bateu no meio do gol e Nine defende com o pé, garantindo a classificação da Itália.
_______________
E na partida que parecia caminhar como a mais controlada, os ânimos acabaram se exaltando com a arbitragem, o que transbordou em muitos destemperos por parte da Seleção Americana, inconformada com o segundo amarelo do atleta Haryson, que teve sua expulsão determinada pelo árbitro da partida.
Os Croatas que assistiam a tudo passivamente, não tomou conta das intempéries americanas e administrou a partida com muita tranquilidade, assinalando um tranquilo 2X0 no primeiro tempo, com gols de Vini e William Natal.
A partida reiniciou nervosa, com os Americanos tentando buscar o placar, até que aos 8 minutos da segunda etapa, Haryson que já tinha sido advertido com cartão amarelo por xingamentos à mesa, é novamente advertido, agora com o segundo amarelo, o que causou indignação de toda a Seleção dos Estados Unidos, que com um jogador a menos, sofreu o terceiro gol Croata com Cheren.
Inflamados, os Americanos subiram o goleiro Jeda, que anotou o primeiro gol aos 9 minutos. Mas a Croácia segurou bem a pressão e anotou mais dois com Vini Sacoman e Rafael Costa, com Cesinha diminuindo ao final da partida.
Em resumo, a partida que prometia ser a mais acirrada pela força da marcação e velocidade das equipes, acabou sendo de muita gritaria e pouca disputa, já que os Croatas não sofreram com os avanços Americanos.
_________________
E na última partida do dia, a mais polêmica. Muito se esperava quanto a estreia de Filippini pela Seleção Inglesa. E como se diz, deu match. Rodrigo colocou força na já forte marcação inglesa, e literalmente colocou o menino Calebe no bolso, liberando as subidas rápidas de Andrei, que somente conseguiu abrir o placar aos 21 minutos da primeira etapa, para delírio da torcida que lotava o alambrado da quadra 1. E dois minutos depois, ele, o contestado, Filippini anota o segundo gol inglês.
Nesse momento o furor das arquibancadas era uníssona: Áustria pipoca… Chupa Achilles… Calvo é o meu p…
No segundo tempo é nítido o cansaço do time inglês. Andrei machucou. Palhinha a idade pegou. Samuel só no apoio ficou. Rodrigo entregou o que deu. Ingleses cansados. A molecada austríaca não. E Neto diminui aos 5 e Calebe empata aos 6. Andrei até consegue colocar um tento na frente novamente, mas Calebe estava naqueles dias que a bola bate, rebate, engana o goleiro e entra, e anota dois seguidos em nova virada Austríaca, que fecha o placar com Eric, para o desânimo geral que já se conformava com mais uma vitória austríaca.
Ao final a partida tivemos cenas deploráveis. Andrei faz forte falta em Calebe, que resultou na sua expulsão. Neto vai controlar a situação e acaba levando uma cotovelada de Andrei, em atitude antidesportiva e incompatível com o Certame. Lamentável.
_____________
SORTEIO DOS SEMIFINALISTAS
Tradição é tradição, e logo após conhecidos os semifinalistas, o sorteio veio. E assim ficaram definidos os confrontos:
09:30h Áustria x Croácia
10:30h Uruguai X Itália
Partidas previstas para ocorrer no dia 21/10.
______________
CHURRAS
Nesse sábado teve churras por adesão da equipe Uruguaia. Aqueles que dele saborearam, favor realizar PIX de 10,00
PIX CPF LEOCAS 874.856.309-97