Redator: Tio do Zap
Após quatro rodadas disputadas , mesmo faltando muita água para passar por debaixo da ponte, aos poucos o campeonato vai tomando forma. Começamos aos poucos a conhecer os favoritos, as surpresas e as decepções da temporada 2023.
Com um pedido muito franco dos organizadores, no estilo: “Já que você não joga nada, que tal fazer algo na CEA e redigir a matéria dessa semana?”. Foi por esta sinceridade no pedido que aqui estou eu, para cornetar, dar pitacos e tentar arranjar fato novo para mudar o rumo do campeonato.
ESPANHA x NIGÉRIA (09:00) Quadra 2
Mesários: Gislei José e Bruninho
Nada como abrir a 5ª rodada com um “excelente” jogo de fundo, o clássico dos desesperados da CEA 2023. Sem somar pontos na competição até aqui, Espanha e Nigéria fazem jus ao horário (quase sem expectadores para acompanhar essa pelada). A notícia boa é que ao menos uma seleção fará seus primeiros pontos.
Pelo lado espanhol, mesmo com a troca de um B, Fabiano Dutra, melhor defensor do ano passado, por um atleta que já um dia A, (Rennan Garret), não foi suficiente para trazer os primeiros pontos, derrota para a Argentina na última rodada e um indigesto almoço em família no domingo para o craque Andrezinho. Agora “La Roja” tentará mostrar que seu Tik Taka é efetivo e largar a lanterna na mão do adversário.
Garret chegou na voadora no elenco, chamando-os de William Potker pra baixo, comentou o que espera da Espanha na sequência da competição e teve a coragem de dizer o que todos já sabem, a culpa do momento da equipe é única e exclusiva do Coxinha.
Já os nigerianos tentam contornar a crise e o mal-estar causado pelo seu “A” (Luiz Torres), que não estreou ainda na CEA, justificando a ausência por veto do DM, porém, como nossa brilhante equipe de reportagem apurou, foi flagrado em uma pelada no dia seguinte à derrota da Nigéria, sem apresentar nenhuma limitação física, um verdadeiro milagre da medicina. Agora além de recuperar o joelho, o já contestado craque precisará recuperar o olho (vítima de uma cotovelada na dita pelada) e principalmente a confiança dos seus colegas de equipe.
Vini culpa a má fase da seleção do pijama mais ao estilo de jogo adotado nas primeiras rodadas, o famoso “Badazismo”, do que a contusão fake de seu “A”. E já comentou as atitudes tomadas pelo elenco para recuperação na tábua de classificação, reintegração do “A” e afastamento do Badaz.
PALPITE: Coxinha vem com sangue nos olhos (e meião oficial), após ter seu gol contra a Argentina anulado pela Procuradoria. Espanha ganha por ½ X 0
Dica do Redator 1: Para ter sido o “golpe” perfeito dos espanhóis, o jogador substituído deveria ter sido o Coxinha.
Dica do Redator 2: As seleções deviam combinar um empate em 50 x 50, assim ambas pontuam e melhoram os gols pró.
HOLANDA x INGLATERRA (09:00) Quadra 1
Mesários: Diego Mortari e Eduardo Martim
Em contraponto ao jogo do mesmo horário, Holanda e Inglaterra mereciam um horário mais “nobre”, para mais espectadores acompanharem este embate que, ao menos na teoria, tem tudo para ser equilibrado e decidido nos detalhes.
A Laranja Mecânica, que folgou na última rodada, vem com tudo, comandada por Pacholek (atual líder em assistências e vice-artilheiro da competição), em busca das primeiras colocações na tabela e de quebra tentar derrubar a invencibilidade da líder Inglaterra.
Dan, como um bom Holandês, não entendeu o português do redator na entrevista e acabou fazendo aquela resenha básica de boleiro pré-jogo, “Se Deus quiser a gente sai com os 3 pontos, mas se ele não quiser é orar e agradecer.”
Já a líder Inglaterra, com 100% de aproveitamento no certame, vem de uma ótima vitória de virada sobre a boa seleção francesa, com um bom conjunto e um futebol de bastante força física o English Team busca mais uma vitória para manter a liderança.
Andrei ao estilo britânico, tomando seu chá das cinco com o dedo minguinho levantado e seu costume passado milimetricamente, adotou um discurso polido, não querendo entrar na pilha do redator de causar tretas internas e rachas no elenco líder do campeonato.
Nota do Redator: Nossos Hacker’s de plantão, não satisfeitos com o discurso formal e com o bom clima na seleção líder, foi atrás de informações e conseguimos um print (que será apresentado em breve em nossos canais de comunicação), de um grupo paralelo no Telegram da seleção, sem seu “A” (Albano), em que Andrei escreve para os demais, “Sou muito mais “A” que ele!!”
PALPITE: Mesmo sendo um duelo equilibrado e a repercussão do vazamento Hacker, Inglaterra vence
URUGUAI x ITÁLIA (10:00) Quadra 1
Mesários: Fernando Fernandes e Gigio
Com mesma pontuação e mesmo número de jogos, Uruguai e Itália duelam para manter-se no encalço das líderes, e em caso de vitória ainda podem tornar-se líder da competição ao final da 5ª rodada (Caso Inglaterra e Áustria, tropecem em seus confrontos).
O Uruguai de Digol e sua prancheta com a tática: “Vocês jogam, eu sento o reio e apito!” Vem de vitória tranquila e segura sobre o Brasil na rodada anterior. Contando com um bom conjunto, além de bons destaques individuais como Erat (artilheiro até aqui da CEA) e Maurício, que foi o motorzinho da celeste no confronto contra a canarinho.
Erat, que se acha desintegrado, fez-se representado pela IA.
A Itália vem de folga na 4ª rodada, folga, muito bem-vinda para recuperação dos idosos italianos diante da maratona das primeiras rodadas. A azurra vem mostrando até o momento que não necessariamente é preciso um futebol veloz e intenso para ser bem-sucedida no certame. Com um futebol mais técnico, cadenciado e de bom posicionamento a seleção de Alisson, Piu, Zozernao e cia. busca retomar a liderança que já foi dela na terceira rodada.
Pio destaca a grandeza e do potencial da equipe de melhor goleiro e melhor artilheiro e melhor cozinheiro.
PALPITE: Com Digol no apito não há chances para a Itália, vitória da Celeste.
ESTADOS UNIDOS x ALEMANHA (10:00) Quadra 2
Mesários: Pierre e Andre Awane
Duelo de duas seleções que buscam reabilitação no campeonato após revés na última rodada. Com aproveitamentos semelhantes, ambas equipes buscam galgar posições na tabela e manter o adversário no final da tabela.
Os Estados Unidos entram menos pressionados, pois, apesar da derrota para seleção austríaca na última rodada, a equipe conseguiu competir em um bom nível diante de uma equipe com 100% de aproveitamento e atual vice líder.
Romário, assim como seu xará baixinho e goleador, mostrou que não tem papas na língua e cornetou do A ao Z de sua equipe, não satisfeito ainda sobrou corneta para o adversário da já distante 1ª rodada.
Já os germânicos perderam o rumo de casa, o futebol e a dignidade após o atropelo sofrido na última rodada para a seleção croata (a maior goleada da CEA até aqui), desencadeando uma crise sem precedentes na seleção alemã, que antes mesmo da partida já possuía um ambiente conturbado, como já exposta por nossa equipe de jornalismo durante a semana.
Filippini abriu uma exceção a nossa reportagem e aproveitou a oportunidade para reclamar de como a imprensa tratou da treta entre Gislei e Caverna, mas nas entrelinhas deixou subentendido que o racha existe e que uma troca de atletas na janela já é uma realidade.
PALPITE: Estados Unidos aproveitam a crise na seleção alemã e vencem.
DINAMARCA x CROÁCIA (11:00) Quadra 1
Mesários: Maurício Henrique e Zorzenão
Neste confronto de duas seleções que venceram seus compromissos na última rodada a ordem é vencer para não deixar o pessoal da frente desgarrar.
A Dinamarca precisa engrenar uma sequência de bons resultados para realmente fazer jus ao apelido “Dinamáquina”. O craque dos gols perdidos, Tevez, terá dura missão de comandar seu esquadrão diante de uma seleção que vem com a moral elevada.
Marquinhos relata que o início de campeonato foi “excelente” e que conseguiram perder para a Áustria (atual vice-líder) na estreia, e que as expectativas para o restante da competição são boas (adendo do redator: pretendem conseguir mais algumas derrotas), no áudio em que ataca a imprensa e tenta blindar sua equipe e atletas, é nítido que da forma como fala é um puxão de orelha velado para seus atletas, ressalta várias vezes que Tevez foi artilheiro do ano passado, dando a entender que esse ano não fez porra nenhuma, e que Rodrigo, melhor goleiro do ano anterior, tem levado gols digno de um frangueiro depenado.
Os croatas vêm de uma vitória maiúscula sobre a Alemanha e agora buscam se consolidar no topo da tabela e provar, para quem não acreditava nela, que é sim postulante a obter uma vaga no mata-mata. Após golaço filmado por nossa equipe, Tabordic pede passagem deixa a modéstia de lado e exige a titularidade, nem que para isso Vinicic tenha que amargar o banco.
NOTA DO REDATOR: Já repararam que os croatas só jogam no Prime Time da CEA? seria apenas uma grande coincidência ser a seleção do Leocas?
Em entrevista a nossa equipe, Rafa Costa ratificou o que este redator, que vos fala, ressaltando o bom começo de trabalho da seleção croata, e a expectativa de brigar lá no topo da tabela, e ressalta que para isso Baiak terá que voltar as suas raízes, dando carrinho, batendo nos adversários e não sendo um “Soca-Fofo” como vem ocorrendo.
PALPITE: Croatas vem de salto alto, e Dinamarca (Tevez) errando um caminhão de gols, empate 0 x 0 em um jogo mais sem graça que o Redator.
FRANÇA x ÁUSTRIA (11:00) Quadra 2
Mesários: Marcos Joel e Allison Cabeça
Promessa de jogaço para o horário nobre, de um lado a França querendo chegar nos ponteiros da tabela, do outro a Áustria do craque Gigio (Calebe? jogou onde?) Tenta manter a invencibilidade.
A França não tem vida fácil, e pega logo na sequência outra equipe invicta no certame. Derrotada de virada na rodada 4, após sair ganhando por 2×0, os Le Bleus terão que manter a regularidade dentro da partida para sair com o resultado positivo que deixou escapar diante dos ingleses.
Inho disse que daria uma rápida entrevista, mas virou um podcast, contando a história da formação França desde quando os atletas estavam na barriga de suas mães até o encontro em 2023. Mas esta reportagem não tem do que reclamar, o áudio deu para expor os companheiros de seleção, desde o excesso de peso até as 4 horas que o “A” leva arrumando o cabelo na frente do espelho.
Dica do Redator: Enquanto arruma o cabelo o “A” pode ouvir o áudio do Inho em velocidade normal.
A Áustria quer a vitória para se consolidar no topo e quem sabe, com um tropeço inglês, assumir a ponta da tabela. Com campanha 100% assim como os ingleses, os austríacos jogarão já sabendo se é possível ou não assumir a ponta, porém terá pela frente um adversário de bom nível diante e que não costuma vender fácil as partidas que disputa.
Fernando exalta o bom início de trabalho (não poderia ser diferente), e que a expectativa futura é manter o ritmo para classificar bem e ir em busca do título, mas diz que o que pode atrapalhar os interesse do time é a pilha de Achilles com os demais atletas, e que isso não vem sendo bem aceito pelos atletas que já cogitam aumentar a miligramagem do Rivotril na água do mesmo.
Dica do Redator: As seleções adversárias podem seguir a dica de Fernando e batizar a água da seleção austríaca, assim como a Argentina fez com o Brasil na copa de 90.
PALPITE: Jogo bem disputado e com muitas alternativas, mas não ficarei em cima do muro, França vence e tira a invencibilidade da Áustria.
Este redator não tem compromisso com os fatos, apenas com as tretas, e deixa claro que não se responsabiliza pela interpretação dos áudios das seleções.
Me despeço desejando uma excelente rodada (menos para alguns), com futebol, treta, bera e resenha (não necessariamente nesta ordem).
NOTAS DA ORGANIZAÇÃO:
Nota 1) Neste sábado não haverá churras das equipes, mas isso não significa que alguma alma motivada não o faça. Nunca subestime um ceasense com fome e sede;
Nota 2) Os atletas que não tenham tirado fotos e que queiram ter sua cútis de estivador de mina de carvão no site, procure o LEOCAS neste sábado, devidamente uniformizado (pelo menos com a camisa), para resolver a questão;
Nota 3) Neste sábado é folga das equipes do Brasil e Argentina e só estamos avisando porque certamente vocês não sentiriam falta mesmo.